quarta-feira, 19 de março de 2014

o fonema ‘a, na primeira sílaba da palavra é sempre relacionado com água


Continuo convencido que o fonema ‘a, na primeira sílaba da palavra é sempre relacionado com água: é água de um rio, de uma fonte, lagoa, lago, riacho, ribeira, rego, cachoeira, terreno lamacento, terrenos moles ou encharcados, charco, etc… Quer tenham esse nome quer sejam avistados à distância como do terreno seco do alto de um monte. Aparecem essas palavras repetidas por todo o mundo, ainda que escritas de modo diferente, mas com o fonema “a” que as une naquilo que eu afirmo ter a ver com a primeira letra do alfabeto e com o fonema “a” na primeira sílaba.

No fim, apresento um texto e conjunto de palavras, cerca de 8000, que recolhi de tudo o que observei pessoalmente nas minhas viagens e nas leituras da bibliografia que utilizei como consulta e que também apresento.

O homem, obra-prima de Deus e cocriador com o Pai supremo, dotado de inteligência para projetar, executar e tirar proveito da sua vida intelectiva, começou pelo fonema gutural “A” e por aí foi evoluindo e começando a dar nome às coisas. Assim a relação eu e o tu, nós e vós, ele e o eles não apareceram no mesmo momento foi algo que evoluiu conforme as necessidades da pessoa humana e não foi tudo de uma só vez, assim como para os objetos ou artefactos que precisavam para usar, foram racionalmente descobertos os seus nomes, assim como para a água, comum em muitas línguas a palavra pai e mãe, a descoberta da construção da frase, da necessidade dos verbos e da sua conjugação, foi algo que levou o seu tempo, mas muito tempo!...

É normal por isso, que ainda hoje uma nova descoberta se dá um nome estrangeiro, mais ou menos fundamentada, mas que devia ser traduzida de imediato em todas as línguas, o que de facto não acontece.
 

Foi o ovo que deu a galinha ou a galinha que deu o ovo?...O homem deu o nome às coisas também com inspiração divina. E tudo é obra de Deus e o Homem é o responsável na ordem das coisas pela história antropológica.

Assim os hidrónios deram topónimos (Cidades, vilas, aldeias, montes, planaltos e vales, caminhos, lugres e sítios; antropónimos (Nomes, sobrenomes, apelidos e alcunhas) e raramente estes deram aos primeiros. São raros os hidrónios que receberam o nome de pessoas, povos ou povoações…e foi o homem que procurou a água porque sem ela não podia viver. As povoações apareceram junto à água, desde as povoações lacustres…

Não podemos esquecer que a água é uma das coisas mais essenciais.É um bem fundamental a toda a história do planeta em que vivemos. Dela podemos tirar tudo. Sem ela não pode haver vida…nem riqueza…

A água lava, purifica, mata a sede e vivifica… tanto o corpo como a alma…

Sem comentários:

Enviar um comentário