domingo, 9 de março de 2014

Vicentinos: uma longa vida na Acção Social em Perre


Vicentinos: uma longa vida na Acção Social em Perre
 


Cândido Morais

 


A Sociedade/Conferência de S. Vicente de Paulo em S. Miguel de Perre, completou 75 anos de existência no seio da comunidade. E por esse motivo - que é justificação de orgulho da Freguesia que a dinamizou e a acolhe - levou a cabo no passado Sábado, dia 15 de Fevereiro, as come­morações da efeméride, cujo programa previu a recepção aos convidados, a Eucaristia de Acção de Graças que foi presidida por D. Anacleto Oliveira, Bispo da Diocese de Viana do Castelo, uma Sessão Solene no Centro Escolar de Perre e, por último, uma confraternização entre os convidados, levada a efeito n’ "0 Casão” desta Freguesia.

Os responsáveis da insti­tuição convidaram expressa­mente D. Anacleto Oliveira; o presidente e a vereadora da Acção Social da Câmara Mu­nicipal de Viana do Castelo; o presidente da Direcção do Centro Social e Paroquial de Perre; a autarquia de Perre na pessoa dos presidentes da mesa da Assembleia e do executivo; os presidentes das cinco colectividades de Perre; a directora do Centro Escolar de Perre; o correspondente do jornal "A Aurora do Lima"; o presidente da Associação de Pais do Centro Escolar de Perre; os presidentes dos con­selhos (Central e das Zonas Norte, Sul e Ponte de Lima ) da Sociedade de S. Vicente de Paulo na Diocese de Viana do Castelo; e os vicentinos de todas as conferências das Paróquias da Diocese.

0 convite foi também ex­tensivo a todos os perrenses.

Após a Eucaristia e já na Sessão Solene, foi orador o Sr. Padre Coutinho (pelo facto de D. Anacleto se ter de deslocar a Monção, passou então a substituí-lo), que efectuou uma resenha histórica da accão social ao loneo dos sé- dissertação para o tempo ac- tual e para os problemas que se deparam à comunidade.

Seguidamente, a senhora vereadora da Acção Social usou da palavra, começando por justificar a ausência for­çada do presidente da Edilidade e aludiu depois à recente homenagem prestada pela Câ­mara Municipal à Conferência de S. Vicente de Paulo de S. Mi­guel de Perre, no Teatro Sá de Miranda, louvando também o recato que caracteriza esta instituição quando exerce a sua acção no terreno.

Seguiu-se então a entrega de vários certificados de re­conhecimento e homenagem, bem como a entrega de lem­branças alusivas aos convida­dos, que continham trabalho artesanal do nosso talentoso conterrâneo, Filipe Barros.

Finalmente, usou da pala­vra o presidente do Conselho Superior da Sociedade de S. Vicente de Paulo (Portugal), que referiu a espiritualidade vicentina como a grande força desta instituição, com Cristo no seu seio e com uma grande abertura à comunidade.

Tendo os trabalhos ter­minado exactamente à hora prevista, os convidados diri­giram-se ao "Casão", onde se seguiu um animado convívio e uma interessante permuta de experiências entre todos os participantes.

Agradecendo à Conferên­cia de S. Vicente de Paulo em S. Miguel de Perre o amável con­vite endereçado à "Aurora do Lima", aqui ficam expressos os votos de longa vida a uma ins­tituição que, tendo já vivido e exercido a sua benéfica acção durante 75 anos, tem perante si uma espinhosa missão a cumprir nos tempos difíceis que decorrem, à qual vem imprimindo o recato que a senhora vereadora muito bem referiu e que a distingue.

                                                                                                                                  In Aurora do Lima de 6 de Março

 

Sem comentários:

Enviar um comentário