segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A Senhora das Necessidades

A Senhora das Necessidades


A Senhora das Necessidades está para a Abelheira como a padroeira Nossa Senhora de Fátima está para a Paróquia.
Ela é o coração do lugar que começa a ser descaracterizado do antigo lugar de Santa Maria Maior e a qual passou por honras de freguesia com assento na Câmara.
Aquela Abelheira das Quintas, dos senhores e da gente simples: caseiros de gerações; carreteiros de bois possantes; gente forte e pé grande; mulheres bonitas, corpulentas e robustas… Este lugar que está a ser esquecido e que antigamente começava à Rua Nova de S. Bento até à Cova.
A pouco e pouco com o urbanismo foi desaparecendo, restando uns recantos e culturas que marcam a diferença.
À volta da Senhora das Necessidades vive-se o fervor da Mãe do Céu que é a Senhora Mãe de Jesus e nossa Mãe.
A devoção à Senhora das Necessidades devia ter nascido a partir do projecto particular da construção de uma capela no Largo do Bom Homem sob esta invocação e que nos finais do século XIX se terá desenvolvido não no coração da Abelheira, mas no coração das gentes deste lugar com festa celebrada no Domingo a seguir ao dia 7 de Setembro.
Curiosamente, gostaria apenas de apontar que a festa do Senhor do Alívio, na Cruz das Barras, em 1924, foi feita no dia 24 de Agosto com Banda de Música para além das cerimónias religiosas e leilão.
No mesmo ano, a festa da Senhora das Necessidades celebrou-se no dia 14 de Setembro, com uma Missa Solene, Procissão pela manhã e pela tarde leilão de “prendas”, seguindo um animado arraial com Banda de Música.
Também, nesta área da antiga Abelheira e Bairro da Bandeira, da cidade de Viana, depois da Senhora d’Agonia, no dia 12 de Outubro do mesmo ano realizou-se a grande festividade em honra de Santa Filomena e cuja imagem se venera na Igreja das Carmelitas com Missa, Sermão e Procissão. De tarde, houve uma quermesse. Na Véspera, à noite, com arcos da rua e iluminações, e animado arraial com a “regimental Banda de infantaria nº 3”.
Em 1903, pela primeira vez, se iniciaram no dia 1 de Junho a celebração dos exercícios em honra do Sagrado Coração de Jesus durante o mês e os promotores escolheram as 6:30h da tarde e rogaram às pessoas donativos a entregar na sacristia daquela igreja.
Neste contexto de antigamente não faltava nem falta a Senhora das Necessidades como ramalhete ou cereja sobre o bolo oferecido à Mãe do Céu nas festas da nossa cidade de Viana.
Agradecemos as dádivas, não só para festejarmos a Senhora das Necessidades, como também por Ela e com Ela podermos ajudar a obra da Comunidade!...

Padre Artur Coutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário