quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Ter um filho ou um cachorro?

Ter um filho ou um cachorro?

A moda “childfree” está cada vez mais estendida – e não são os pobres que aderem a ela

 
 
LaFamilia.info

WilleeCole Photography

O que antes era um desejo dos recém-casados hoje já não é sua prioridade: surgem assim os denominados “childfree” ou “dinks” (“double income, no kids”, dupla renda, sem filhos), casais de nível socioeconômico médio-alto, que decidiram como projeto de vida não ter filhos e investir sua renda neles mesmos.

O Papa Francisco se referiu a esta realidade há poucos dias: “Esta cultura do bem-estar, de dez anos atrás, nos convenceu: ‘É melhor não ter filhos! Assim você pode conhecer o mundo, quando estiver de férias, pode ter uma casa no campo, ficar tranquilo’. Talvez seja melhor – mais cômodo – ter um cãozinho, dois gatos, e o amor vai para dois gatos e para o cãozinho. É verdade ou não? No final, esse casal chega à velhice com a amargura da má solidão”.

Ter filhos é uma das decisões mais cruciais da vida, e não é para menos: o que está em jogo é uma nova vida, que há de ser um projeto educativo por vários anos. É uma grande responsabilidade, que alguns casais hoje preferem deixar de assumir. Por quê? Egoísmo, egocentrismo, comodidade, materialismo podem ser algumas das razões.

Nesta reflexão, não nos deteremos nas causas, mas destacaremos as vantagens de ter filhos.

Ter filhos é uma das decisões mais importantes da vida e, em hipótese alguma, pode ser tomada de maneira superficial, por pressão, seguindo uma moda ou por interesses particulares; só há uma razão para trazer um filho ao mundo: o amor. Amor que nasce entre um homem e uma mulher quando se unem em casamento.

Algumas das vantagens de se ter filhos são as seguintes:

- Os filhos dão sentido à vida, tornam-se o motor, a razão para levantar-se cada dia, lutar pelo que se quer e seguir adiante em qualquer circunstância.

- Os filhos são a luz dos lares, chegam às famílias para alegrar sua vida, para ensiná-las como viver e como amar.

- Os filhos tornam seus pais pessoas melhores. As crianças são a melhor escola de humanidade para os adultos.

- Os filhos evitam a rotina na relação conjugal. A convivência se torna mais grata, eles dão felicidade ao casal, mantêm vivo o amor entre os esposos. Os filhos são a esperança do casamento.

- Os filhos são uma motivação constante na construção da relação de casal.

- Os filhos fortalecem a união matrimonial, no sentido de que o casal trabalha unido por um projeto de vida, no qual os filhos são uma peça chave.

- Os filhos despertam um amor novo e verdadeiro. A maioria dos pais garante sentir que o amor por um filho é incomparável e acredita ser este o verdadeiro amor.

- Os filhos permitem que seus pais sejam avós. Os netos são um dos maiores presentes da vida.

- Os filhos são um suporte na velhice. São as pessoas que estarão presentes nessa etapa da vida, uma das mais belas, pois nela a família recorda sua razão de ser.

Há muitas outras razões e, certamente, por trás de cada filho há uma história – e mais que uma história: uma missão pela qual ele veio ao mundo.
sources: LaFamilia.info

Sem comentários:

Enviar um comentário