sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Dia dos Avós e dos Idosos

Dia dos Avós e dos Idosos













 o intuito de valorizar o papel dos avós e dos idosos no seio da família e da sociedade e na continuidade de uma tradição por si iniciada, também este ano o Secretariado Diocesano da Pastoral Social levou a efeito a comemoração do Dia dos Avós e dos Idosos. Sendo que para esta comemoração foi escolhido o dia 26 de Julho, festividade litúrgica de S. Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus, este ano foi celebrado de véspera, dia laboral, para permitir às instituições que trabalham com idosos dispor de pessoal para acompanharem os seus utentes. Curiosamente, e num país que professa a laicidade, e honra lhes seja feita, também algumas câmaras municipais, talvez seduzidas por esta iniciativa pioneira da igreja diocesana, passaram a organizar nos seus municípios, no dia de S. Joaquim e de Santa Ana, o Dia dos Avós.

Procurando levar o evento aos diferentes arciprestados da diocese de modo a com o tempo percorrê-los todos, este ano o contemplado pelo Secretariado Diocesano, foi Ponte de Lima, mais propriamente o Parque do Carvalhal, pertença do Crédito Agrícola, junto ao rio Lima, na área da freguesia da Gemieira, espaço amplo e aprazível, com boas condições para acolhimento deste tipo de eventos.
Ali se concentraram cerca de 800 avós provenientes de diversas instituições (IPSS, Santas Casas da Misericórdia, Centros Sociais e Paroquiais) e pessoas individuais dos diferentes pontos do distrito. Às instituições coube  o transporte e acompanhamento dos seus utentes pelos  respectivos funcionários e  a confecção dos farnéis para almoço e lanche do dia
A jornada foi preenchida com um recheado programa de animação com actuações do Rancho das Lavradeiras de S. Martinho da Gândara, grupo musical Vozes do Lima, uma movimentada aula de Zumba com nota mais, pela qualidade da animação e liderança, para a animadora Marieta Cerqueira do Lar de Santiago da Misericórdia de Viana do Castelo, e destaque ainda para o grupo sénior da Congregação de Nossa Senhora da Caridade e as crianças do berço e infantário da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.  
Por sua vez, a missa celebrada às três da tarde por D. Anacleto Oliveira, Bispo da diocese, foi acompanhada por cantores e instrumentistas da Banda de Música do Centro Social e Paroquial de S. Martinho da Gândara. À homilia o prelado brindou a assistência com uma simples e sábia reflexão em que, interagindo com crianças presentes (a presença dos netos confere todo o sentido ao Dia dos Avós) vincou os valores do amor e da amizade que os avós legam à família e à sociedade e  a gratidão de que são merecedores pois,  além de todo o legado que nos deixam, a eles também devemos a vida.
Não faltou o almoço e lanche dos farnéis aviados pelas respectivas instituições, saboreados à sombra do frondoso carvalhal deste parque, que já foi cenário de festivos e lautos eventos e que hoje, embora com sinais de decadência, mantém ainda condições de bom aproveitamento.
Graças à acção incansável do grupo de voluntários de S. Martinho da Gândara e ao seu Pároco, Pe. Dr. Freitas, inexcedíveis no trabalho, na mobilização de recursos e disponibilização dos meios de animação, o Dia dos Avós e dos Idosos de 2014 ficará certamente como uma memória grata em todos os que nele participaram e fará certamente despertar o desejo da sua repitação em 2015.
A todos os que pelo seu trabalho, disponibilização de espaços e de recursos, e às instituições que proporcionaram a participação dos seus utentes, o Secretariado deixa uma palavra de agradecimento e apreço.


Albino Ramalho


Sem comentários:

Enviar um comentário