sábado, 11 de julho de 2015

Dar Alma à Vida LII


Dar Alma à Vida LII

 Amar unicamente o que nos convém, o que nos dá gozo; isso não é dar Alma à vida.

Dar Alma à Vida é o amor desprendido, generoso, gratuito, que olha em todas as direcções especialmente nas que nos levam a ver mais longe, mais além, saindo de nós próprios.

Dar Alma à Vida é fazer a vontade de Jesus, entregar-me e entregar a outra face; oferecê-la, pois alguém saberá mais que eu.

Então, como amo aquele que fala de mim, diz mal de mim, fala sem conhecimento de causa, é maledicente, diz que me controla? Como vou dar Alma à Vida quando alguém me parece querer tirá-la, rejeitá-la, pô-la de lado com mentiras e todas as espécies de maldades e falsidades?

Como dar Alma à Vida?
 


 
Só há uma solução: compreendendo que na resposta está na humildade. É o remédio de muitos males e aumentando a nossa pequenez na Alma Criadora até nos rendermos ao incompreensível mistério do divino. Na nossa insignificância ainda iremos merecer os grandes abraços da Vida dos pobres, dos simples, dos famintos, das famílias e das pessoas em dificuldades, dos gestos interactivos, nas agressões, nas separações matrimoniais, nos dramas familiares, nos jovens desencaminhados, nos confortos dos que passam pela dor e pela alegria das bodas, das festas de nascimento, e…

Dar Alma à Vida é transformar as desgraças em novas esperanças e não nos quedarmos perante a altivez do ditador do que pensa que tudo tem e tudo pode. Isso só é devido a Deus e só, assim, estamos com Ele. Com verdadeiro discernimento e alegria!

Dar Alma à Vida é distinguir sempre o que vem de Deus ou do Diabo. O mafarrico tem de ser sempre corrido a pontapé com Vida e com Alma. S. Paulo dizia: “Já não sou eu que vivo, mas é Ele, que vive em Mim.” É Cristo que está em mim.

Queremos que seja Ele que dá Alma à Vida através de nós.

                                                                                   S.G. Rotondo-   Pe. Artur Coutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário