sábado, 25 de julho de 2015

Um povo que não respeita os avós não tem memória, nem futuro


Um povo que não respeita os avós não tem memória, nem futuro

O Dia dos Avós comemora-se em 26 de julho, festa litúrgica de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. Vale a pena recontar a história que envolve Ana e Joaquim. Viviam emNazaré e não tinham filhos. Nunca deixaram de rezar para que Deus lhes desse um filho. Certo dia, apesar da sua idade avançada, Ana foi surpreendida com a notícia que um anj o lhe comunicou, que estava grávida. Nasceu-lhes uma menina a quem deram o nome Maria, que cresceu e foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus. Santa Ana é também considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.
 

filhos dos filhos, está confiada uma grande tarefa: transmitir a experiência da vida, a história duma família, duma comunidade, dum povo; partilhar, com simplicidade, uma sabedo-ria e a própria fé, que é a herança mais precio-sa! Felizes aquelas famílias que têm os avós perto! O avô é pai duas vezes e a avó é mãe duas vezes. Nos países, onde grassou cruelmente a perseguição religiosa, foram os avós que levaram as crianças para ser batizadas às escondidas, foram os avós que lhes deram a fé. Valentes! Foram valentes na perseguição e salvaram a fé naqueles países! ” Mais recentemente afirmou: “Um povo que não respeita os avós é um povo sem memória e consequentemente, sem futuro”.

Aquando da sua visita ao Brasil, sublinhou:

 
Sobre a importância dos avós, o Papa Fran­cisco afirmou no dia 28 de setembro de 2014: “Aos avós, que receberam a bênção de ver os

o Papa Francisco peüiu aos paares que “fossem ás periferias” e que “saíssem” na busca dos “filhos mais longe” e a Diocese de Vila Real, pela situação geográfica, “está um pouco distante de Fátima e do centro dos grandes meios”. Referiu que em Chaves, a Imagem Peregrina de Fátima percorreu as artérias da cidade e os cristãos colocaram toda a simbologia mariana em locais visíveis. Sublinhou: “Estes símbo­los foram expressivos e, um deles, é a devoção ao rosário. E bom que se ressuscite a ideia de rezar em família”. Disse ainda: “Os trans- montanos são ‘marianos’ e, sobre­tudo, homens de coerência e de

“Como os avós são importantes na vida da fa­mília, para comunicar o patrimônio de humani­dade e de fé que é essencial para qualquer so­ciedade”. (Antônio Jesus Cunha)
V PORTUCALENSE

 

Sem comentários:

Enviar um comentário