sábado, 25 de julho de 2015

Dar Alma à Vida… LV


Dar Alma à Vida… LV

 


Dar Alma à Vida é dar tempo à Vida em todo o momento que nos é permitido. É aceitar que, um corpo envelhecido, deixe espelhar beleza, afecto, ternura e deixe viver, fisicamente, o corpo com Vida e com Alma do mesmo modo, como quando éramos meninos e moços.
 

 
Para dar Alma à Vida não podemos desperdiçar o tempo porque o presente é sempre o tempo útil de Vida. Não se pode viver o futuro que ainda não é nosso; e o que passou não volta.

Dar Alma à Vida é não deixar morrer o espírito e o psíquico da nossa Vida, no corpo sempre frágil onde a Alma é Vida e é Vida em abundância.

Dar Alma à Vida é fazer com que o envelhecimento do nosso corpo não nos vença. Reconhecemos que assim possa acontecer, mas há outros valores mais altos que é a própria vida, dom de algo absoluto e transcendente.

Dar Alma à Vida é não nos deixarmos vencer pelo mal, como o

desânimo e tudo o que nos afasta de Deus. É verdade que somos mais velhos, mais limitados, mas, dar Alma à Vida é reconhecer que temos de fazer do envelhecimento uma nova vida rejuvenescida cada dia; e fugindo à Mãe Terra, é dar Alma à Vida que não terá mais fim.

Dar Alma à Vida é não nos deixarmos envelhecer espiritualmente, mas viver a Vida em cada momento como se fosse o primeiro sopro que irá muito para além deste mundo no qual vivemos como peregrinos duma Corte Celeste, onde reina o Senhor da Vida para sempre.

O absoluto, o transcendente é o Rei da Vida que não teve princípio, nem fim.
 

 
Dar Alma à Vida não é ter medo da morte, mas ter cuidado para que esta não nos apanhe de surpresa, como as virgens loucas, mas preparados porque, hora a hora, sabemos com qualidade dar Alma à Vida. É que uma Vida com Alma não morre.

Dar Alma à Vida é procurar no outro, no meu semelhante, algo de transcendente e contingente que faz com que seja um ponto de referência.

Dar Alma à Vida é dar à Vida o sopro de Deus, isto é, onde começa a Vida com Alma.
                                                                                                    Santoinho- P. Coutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário