sexta-feira, 10 de julho de 2015

Dar Alma à Vida XLVIII

Dar Alma à Vida XLVIII

  


Dar Alma à Vida é fazer o belo silêncio que segundo um autor de renome que não recordo o seu nome “O Homem que cala é mais belo que o Homem que fala. De facto também se diz em português: “Quem muito fala, muito erra.” E mais vale dizer “pauca multis” do que “multa paucis”, do latim. Falar pouco e dizer muito do que falar muito e não dizer nada.

Também Gandhi dizia que “O muito falar afasta-nos de Deus; o nosso dinâmico calar atrai Deus a nós.”.

E só compreende isto quem se integra em Deus porque sabe o que Deus é pelo menos o que tem e, como um mistério, e integra-se n’Ele pelo Dom da Fé.

Dar Alma à Vida não é dar-lhe sabedoria, também, mas aquele que não tem conhecimento ou formação teológica também tem de dar Alma à Vida, conhecendo-se a si mesmo; o ignorante, por ser ignorante, nem por isso pode deixar de dar Alma à Vida para viver uma Vida Feliz.

Ser Feliz é dar Alma à Vida fazendo do trabalho um tempo ganho em oração e nunca perdido porque se trabalha. Então o homem não pode, nem deve fazer do trabalho e do repouso um tempo para Deus?

Dar Alma à Vida é ter presente que nenhum tempo é perdido àquele que o consagramos ao trabalho, diz Emerson.

Dar Alma à Vida não é preciso estar sempre de mãos erguidas a rezar. A regra de S. Bento é claro que é necessário rezar e trabalhar ou trabalhar e rezar. “Ora et Labore” (Reza e trabalha), este é o lema beneditino.

 
Dar Alma à Vida é saber ser moderado quando se repreende alguém. É fácil castigar com severidade do que com a máxima: “Não faças aos outros o que não queres que façam a ti”.

Dar Alma à Vida é pôr em prática e correcçãofraterna do Evangelho: não humilhes ninguém. Primeiro, chama-o a sós e só depois de insistências, acusa-o às autoridades.

Dar Alma à Vida é fazer correcção fraterna sem magoar, humilhar. Não é aceitar, mas fazer compreender que há outros caminhos, para chegar ao Pai da Vida. Ninguém o pode fazer se não estiver na verdadeira sabedoria, nem segundo Galileu, conhecer-se primeiro a si mesmo.

Enfim dar Alma à Vida é viver para os outros, é servir os outros, como o fez Jesus Cristo.
                                                                                                                   Bari-Artur Coutinho
 

Sem comentários:

Enviar um comentário