domingo, 13 de janeiro de 2013

Centenário:Conferência Vicentina de Barroselas condecorada como Instituição de Mérito



  


COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO
Conferência de S. Vicente de Paul
No dia 1 de Dezembro, data em que se completava um século de vida ativa da Conferência de S. Vicente de Paulo de Barroselas, prosseguiram as comemorações do centenário. Nesse dia, começaram com a Eucaristia na igreja Matriz, concelebrada pelo Pá­roco, os padres José Domingos e Paulo Correia, superior do Seminário dos Passionistas. No fim da celebração, num dos salões do novo Centro Paro­quial, realizou-se uma sessão solene, presidida pelo presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa.




Na mesa de honra estiveram também: o Pároco, José Domingos de Oliveira; José Esteves, da Conferência de Perre; presi­dente do Conselho Vicentino de Viana, Piedade Gonçalves; da Conferência da Senhora de Fátima, o vice-presidente; e Benedito Cunha, presidente da Confe­rência em festa. Presentes igualmente os presidentes da Assembleia e Junta de Freguesia, Teresa Barbosa e Vasco Lima, respetivamente; confrades vindos de toda a Diocese; e muitos amigos e ben­feitores da Conferência.

Benedito Cunha e a vice-presidente do conselho central das Conferências de Viana usaram da palavra para se referir ao centenário da Conferência de Barro­selas e à acção benfazeja dos vicentinos, desde que, em 1883, Frederico Ozanam fundou em Paris a primeira Conferência para socorrer os marginalizados da­quela cidade e rapidamente a ideia se estendeu a toda a Europa.

Encerrou, a sessão solene, o pre­sidente da Câmara, que disse da sua experiência na área social e que por isso acompanha de perto a atividade dos vi­centinos, para a seguir traçar ajustadas considerações sobre a actual situação econômica do País, assegurando que, cada vez mais, é necessária a ação dos confrades. E terminou, felicitando os membros da Conferência de Barroselas pela forma modesta, mas relevante, como comemoraram o centenário da prestimosa associação.

Seguiu-se um almoço solidário no Lar de S. Pedro, durante o qual atuou o conjunto "Entardecer", da Associação de Reformados de Barroselas.

As comemorações encerraram no dia 9, domingo, com um concerto solidário pela Banda Escuteiros de Barroselas, na igreja matriz, cuja assistência fez questão de entregar à Conferência apreciável quantidade de bens alimentares para distribuir pelos necessitados. A Banda, constituída por seis dezenas e meia de executantes e que já possuiu característi­cas de orquestra sinfônica, sob a regência

do maestro Álvaro Sousa, durarante uma hora, apresentou sete obras excelentes; executadas com muita arte e mestria tendo agradado plenamente ao povo que enchia o vasto templo. No final do concerto, o Pároco, padre dr. José Domingues saudou os presentes e os executantes, felicitou a Banda pelo seu gesto sc e por aquela bela tarde de arte, c cendo a generosidade dos presen

No final, o presidente da D da Banda, Armindo Peixoto, em palavras, referiu a história das Confrências de S. Vivente de Paulo e louvou os vicentinos de Barroselas, pela obi durante um século, tem sido o amparo dos necessitados da Vila.

A culminar os atos comemorativos  do 25º aniversário da elevação da freguesia de Barroselas a Vila, no dia 18 de Dezembro,  a Assembleia e a Junta de Freguesia atribuíram à Conferência de S. Vicente de Paulo o título de Instituição de Mérito.

Sem comentários:

Enviar um comentário