domingo, 20 de outubro de 2013

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DO PULMÃO - DELEGAÇÃO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO * No Outono, atenção à prevenção das infeções respiratórias de Dr. Pimenta de Castro


Pimenta de Castro (*)

pimentadecastro@portugalmail.com

 

FUNDAÇÃO PORTUGUESA DO PULMÃO - DELEGAÇÃO DISTRITAL DE VIANA DO CASTELO

 

 

Quando o tempo frio e húmido se aproxima é o momento de pensarmos nas suas consequências para a saúde do nosso aparelho respiratório importantes mecanismos de defesa contra as infeções, que, por muitas razões, podem ser insuficientes para cumprir a sua missão quer porque os agentes agressores são em grande quantidade e muito virulentos, quer porque o nosso organismo tem as defesas diminuídas, justificando medidas que reforcem as mesmas.

Uma infeção respiratória que pode ser prevenida por uma vacina é a gripe. Como o vírus da gripe muda anualmente, para se obter proteção é necessária a vacinação anual. Que está indicada, sobretudo, para as pessoas mais frágeis, nas quais a gripe pode tornar-se uma doença grave, os chamados grupos de risco: indivíduos com mais de 65 anos; pessoas com doenças debilitantes, tais como diabetes, doenças crónicas do fígado, coração, ou rins; pessoas como doenças respiratórias crónicas como a asma e DPOC; ainda, a generalidade das pessoas que apresentam compromisso da sua imunidade. Nos grupos a serem protegidos com a vacina da gripe incluem-se, ainda, as crianças dos 6 aos 36 meses e as grávidas no segundo e terceiro trimestres de gravidez, e profissionais da Saúde.

 

Igualmente está recomendada a vacina contra a pneumonia pneumocócica em praticamente os mesmos grupos de risco.

Também se podem usar medicamentos chamados imunomoduladores, que ajudam a aumentar a resistência do organismo às infeções respiratórias.

Ter uma deficiente ou inadequada alimentação, ser sedentário, fumar, abusar do álcool ou de outras drogas, ou não respeitar os períodos de repouso, enfraquece o nosso sistema imunitário. Sabe-se que o fumo do tabaco tem como efeito diminuir a atividade de células que têm como missão destruir bactérias e vírus que penetram no aparelho respiratório. Uma boa imunidade requer um estilo de vida saudável: uma boa alimentação (evitar comidas muito calóricas e ricas em gorduras saturadas, açúcar, sal e excesso de álcool), atividade física regular e respeito pelos períodos de repouso (é durante o período de repouso noturno que se verifica a regeneração das células responsáveis pela defesa contra os micro-organismos.

(*) Médico Pneumologista

 

A Aurora do Lima – 17 de Outubro de 2013

 

Sem comentários:

Enviar um comentário