sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Conselho Central de Viana do Castelo

Conselho  Central  de  Viana

do 

Castelo

O  Conselho Central

 



Conselho Central de Viana do Castelo
O Conselho Central de Viana do Castelo é constituído por três conselhos de Zona e 37 Conferências, distribuídas por seis arciprestados, dos dez existentes na Diocese.
 

Durante o ano transacto as actividades dos Vicentinos desenvolveu-se do seguinte modo:
No primeiro sábado da quaresma, realizou-se recolecção espiritual, para os Vicentinos da Diocese, no Convento de S. Domingos, orientada pelo Senhor Padre Vasco Gonçalves, subordinada ao tema “A Família, vida e obra do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires”. Aqui estiveram presente mais de meia centena de Vicentinos. Houve lugar a uma visita guiada pelo Senhor Pe. Vasco ao túmulo do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires e exposição relacionada com a vida e obra do mesmo Beato, uma vez que recolheu a este Convento depois de ter pedido e aceite a sua renúncia do Arcebispado de Braga. A manhã terminou com missa celebrada na cela, onde viveu os últimos anos da sua vida terrena, hoje capela, onde o “Arcebispo Santo”, pai dos pobres, como era conhecido o Beato Frei Bartolomeu dos Mártires, prosseguiu a vida austera de simples religioso, todo voltado para a oração, caridade e estudo.

No primeiro sábado de Junho, teve lugar a Assembleia Diocesano dos Vicentinos, na qual participaram perto de uma centena de Vicentinos, presidida pelo nosso Bispo D. Anacleto Oliveira, o qual fez uma breve reflexão sobre “O papel do Vicentino nos dias de hoje”. Mantendo-se presente para ouvir os testemunhos dos responsáveis das Conferências.
No dia doze de Julho, no alto do Monte de S. Silvestre na freguesia de Cardielos, teve lugar o convívio anual dos Vicentinos e seus familiares. Pelas 12 horas, foi celebrada uma eucaristia presidida pelo nosso Bispo, D. Anacleto, e concelebrada pelo Conselheiro Espiritual dos Conselhos da S.S.V.P. desta Diocese, Senhor Padre Artur Coutinho e Reverendo Padre Nuno Santos, seguindo-se o almoço, no qual participaram mais de duas centenas de convivas. 
No mês de Abril, participaram na Peregrinação Nacional a Fátima, 160 Vicentinos. A animação desta peregrinação no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima e a Vigília de Oração na Igreja da Santíssima Trindade, foi da responsabilidade deste Conselho Central, deslocando-se para esse efeito o Grupo Etnográfico de Areosa, deste concelho de Viana do Castelo.
Grande número de Vicentinos têm-se tornado disponíveis como voluntários nas campanhas do Banco Alimentar Contra a Fome e Missão Sorriso/Continente.

Os Vicentinos para além da sua dedicação aos pobres, doentes e acamados organizaram e entregaram na quadra natalícia mais de um milhar de cabazes, pelas famílias mais desfavorecias.
Além disso, mês a mês, apoia famílias em carência em remédios, rendas, água, electricidade, roupas, mobílias, electrodomésticos, para além de outras actividades de acompanhamento ao médico, serviços de saúde, orientou pessoas para os organismos oficiais…

O Presidente do Conselho Central, 
José esteves

Sem comentários:

Enviar um comentário