sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Obras da Misericórdia

Obras da Misericórdia

Dar de comer a quem tem fome, não é por vezes muito difícil, mas não basta dar de comer, é preciso dar-se, como Aquele que se deu no pão da vida. Como Deus que conduziu Moisés com o seu povo à Terra onde havia leite e mel.

Dar de beber a quem tem sede, basta ter à mão água potável, mas o que é difícil é dar daquela água que sacia a sede para sempre.

Dar roupa a quem precisa não é complicado, o que custa é ver a miséria, o sofrimento, a humilhação, a violência, … e agradecer os dons que Deus nos dá como primícias dos frutos do nosso e baptismo, trazê-los ao altar.

 
Não e difícil dar dormida ao peregrino, o que pode acontecer é que o nosso coração fique desconfiado e com medo, o que significa que não houve acolhimento.

Visitar os doentes e assistir aos enfermos pode ser fácil, o que nem sempre é fácil é tomar a nossa palavra ou o nosso silêncio inspirado pela Escritura tão perto e tão próximo do enfermo, é confessando e acreditando que Cristo é a fonte da Vida.

Visitar os presos pode não ser difícil, o que pode custar é perdoar e dar a mão para promover porque se é capaz de invocar o Senhor comigo, ou sem mim, também será salvo.

Enterrar os mortos é abrir uma cova e sepultar os cadáveres, o que pode ser complicado é vencer as tentações da fama, do poder, da riqueza, de guardar o nosso tesouro neste mundo como que se não houvesse uma vida celestial e terna para além desta efémera vida terrena.
Nesta quaresma vamos continuar a fazer o mesmo de sempre cumprindo um calendário e um ritual já gasto? Vamos continuar para sobrevivermos na nossa pequenez e caminhar para suicídio global.

Sem comentários:

Enviar um comentário