sábado, 14 de setembro de 2013

A Paróquia de Santa Leocádea de Geraz do Lima celebra este ano o seu milenário


A Paróquia de Santa Leocádea de Geraz do Lima celebra este ano o seu milenário

A Paróquia de Santa Leocádia de Geraz do Lima está
 




este ano a celebrar os mil anos da sua fundação, que terá ocorrido em 1013.

0 ponto mais alto destas comemorações é hoje, dia em que se realiza uma grande festa. Segundo o pá­roco, é celebrada uma Eucaristia presidida pelo Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, seguindo-se um almoço convívio para promover a união de todos os parequianos.

Ao Diário do Minho, o padre João Cunha Viana recor­dou que estas comemorações dos mil anos da paróquia de Santa Leocádia de Geraz do Lima iniciaram-se a 9 de dezembro de 2012, com a presença do Bispo de Viana. Na altura, foi lida uma carta do Vaticano na qual o Santo Padre concedeu indulgência plenária durante todo o ano comemorativo a quem cumprir com as regras inerentes a tal concessão e também a quem, nas mesmas circunstâncias, visitar a igreja paroquial de Santa Leocádia.

Para além desta data, o programa das comemorações estende-se até ao próximo 8 de dezembro, dia em que será assinalado o encerramento solene ao Ano Jubilar da Paróquia de Santa Leocádia de Geraz do Lima.

Até lá estão ainda previstas outras atividades, como um concerto, no dia 20 de outubro, pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo; e o encerramento, a 24 de novembro, do Ano da Fé.

Recorde-se que, aquando das obras de ampliação da igreja em 1973, foi encontrada uma pedra-silhar epigrafada, que se acredita que terá pertencido ao templo primitivo. A inscrição, analizada pelo especialista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mário Jorge Barroca, permitiu datar a sagração da primeira igreja em 1013, quando era Papa Bento VII, e era Arcebispo de Braga, D. Diogo.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário