sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Papa: um bom católico se empenha na política:Existe o hábito de somente falar mal dos governantes e criticar o que está errado; mas eu devo colaborar com a minha opinião e com a minha correção


Papa: um bom católico se empenha na política

Existe o hábito de somente falar mal dos governantes e criticar o que está errado; mas eu devo colaborar com a minha opinião e com a minha correção
16.09.2013


 
 
 
 

 

O Papa Francisco afirmou hoje, na homilia da missa na Casa Santa Marta, que o bom católico não fica apenas criticando os governantes, mas se empenha na política, com a sua opinião e a sua correção de vida.

No início de sua homilia, Francisco citou algumas características indispensáveis em um político.

“Um político que não ama pode, no máximo, colocar um pouco de ordem, mas não governar”. “Não se pode governar sem amor ao povo e sem humildade! E todo homem e mulher que assume um cargo de governo, deve fazer duas perguntas: ‘Eu amo o meu povo para servi-lo melhor? Sou humilde e dou ouvidos a todos, ouço várias opiniões para escolher o melhor caminho?’. Se estas perguntas não são feitas, não será um bom governo. O governante homem ou mulher que ama seu povo é uma pessoa humilde.”

O Papa enfatizou que os cidadãos não podem ficar alheios à política, que é considerada pela Igreja uma das formas mais elevadas de caridade.

“Nenhum de nós pode dizer ‘não tenho nada a ver com isso, eles governam...’ Ao invés, eu sou responsável pelo seu governo e devo dar o melhor de mim para que eles governem bem e participar da política dentro das minhas possibilidades. A política, afirma a Doutrina Social da Igreja, é uma das formas mais altas de caridade, porque serve ao bem comum. Eu não posso lavar minhas mãos. Todos devemos oferecer algo!”

Segundo o Papa, existe o hábito de somente falar mal dos governantes e criticar o que está errado. Assiste-se ao noticiário na televisão, lê-se o jornal, e as críticas são contínuas. Fala-se sempre mal e contra.

Talvez, disse Francisco, o “governante seja sim um pecador, como Davi, mas eu devo colaborar com a minha opinião, com a minha palavra, e também com a minha correção”, porque todos “devemos participar do bem comum!”.

“Um bom católico se empenha na política oferecendo o melhor de si, para que o governante possa governar.”

“Mas qual a melhor coisa que podemos oferecer aos governantes? A oração! É aquilo que Paulo diz: ‘Oremos por todos os homens, pelo rei e por todos os que estão no poder’. ‘Mas, Padre, aquela é uma má pessoa, tem que ir para o inferno …’. Reza por ele, por ela, para que possa governar bem, para que ame o seu povo, para que sirva à população, para que seja humilde!”, disse o Papa.

Segundo Francisco, um cristão que não reza por seus governantes não é um bom cristão. Se uma pessoa é má, “reze para que se converta!”.

“Rezemos pelos governantes para que governem bem, para que levem avante nossa pátria, nossa nação e também o mundo, que exista paz e o bem comum.”

(Com informações da
Rádio Vaticano)

Sem comentários:

Enviar um comentário