Desfazendo mitos sobre suposta incompatibilidade entre ciência e fé
Curso online para entender as pontes de diálogo entre estes dois âmbitos do saber humano
12.09.2013
© Jeffrey Bruno ALETEIA
"Eu não acho que uma coisa que para mim é fictícia, como a Bíblia, possa ser compatível com algo que está baseado em fatos, como a ciência. Ciência e religião não são compatíveis. São coisas diametralmente opostas: uma se baseia na fé, e a outra, na experimentação." São argumentos como estes que normalmente se ouve, ao tratar o tema de ciência e fé.
Há inclusive pessoas especialistas em temas religiosos, como professores de religião, que se encontram diante de grandes dilemas: "Quando falamos da Criação, os alunos me perguntam sempre: em que acreditamos: no Big Bang, na evolução ou na criação do mundo em 7 dias?", comenta uma professora de religião. Sua colega acrescenta: "Os alunos me perguntam se é possível demonstrar a existência de Deus cientificamente".
Para ajudar a aprofundar nestes dilemas e no diálogo entre ciência e fé, a Faculdade de Teologia da Catalunha, com o apoio do Conselho Pontifício para a Cultura, criou um curso online (em espanhol) no qual "pretendemos disponibilizar ao estudante os principais resultados do diálogo entre ciência e fé dos últimos 30 anos", explica o diretor do curso, Emili Marlés, físico e doutor em Teologia.
"Estamos no melhor momento histórico para o diálogo entre a teologia e as ciências", explica o diretor do curso. "Nunca tivemos tantas pontes de diálogo entre estes dois âmbitos do saber humano. O problema é que tal diálogo aconteceu praticamente só no âmbito acadêmico."
Por isso, o objetivo é abrir este conhecimento à divulgação geral e oferecê-lo sobretudo àquelas pessoas que têm algum papel formativo dentro da Igreja: professores de escolas católicas, padres, diáconos, religiosos, catequistas. "Este é um curso para encontrar respostas", explicam os organizadores.
Com uma metodologia 100% online, 12 aulas do curso oferecem vídeos introdutórios, que abordam os pontos mais polêmicos do tema tratado. O conteúdo de cada aula segue um moderno sistema de aprendizagem e-learning e dá acesso a leituras, vídeos e podcasts, junto ao uma autoavaliação dos conhecimentos e um fórum para debates.
"Eu não acho que uma coisa que para mim é fictícia, como a Bíblia, possa ser compatível com algo que está baseado em fatos, como a ciência. Ciência e religião não são compatíveis. São coisas diametralmente opostas: uma se baseia na fé, e a outra, na experimentação." São argumentos como estes que normalmente se ouve, ao tratar o tema de ciência e fé.
Há inclusive pessoas especialistas em temas religiosos, como professores de religião, que se encontram diante de grandes dilemas: "Quando falamos da Criação, os alunos me perguntam sempre: em que acreditamos: no Big Bang, na evolução ou na criação do mundo em 7 dias?", comenta uma professora de religião. Sua colega acrescenta: "Os alunos me perguntam se é possível demonstrar a existência de Deus cientificamente".
Para ajudar a aprofundar nestes dilemas e no diálogo entre ciência e fé, a Faculdade de Teologia da Catalunha, com o apoio do Conselho Pontifício para a Cultura, criou um curso online (em espanhol) no qual "pretendemos disponibilizar ao estudante os principais resultados do diálogo entre ciência e fé dos últimos 30 anos", explica o diretor do curso, Emili Marlés, físico e doutor em Teologia.
"Estamos no melhor momento histórico para o diálogo entre a teologia e as ciências", explica o diretor do curso. "Nunca tivemos tantas pontes de diálogo entre estes dois âmbitos do saber humano. O problema é que tal diálogo aconteceu praticamente só no âmbito acadêmico."
Por isso, o objetivo é abrir este conhecimento à divulgação geral e oferecê-lo sobretudo àquelas pessoas que têm algum papel formativo dentro da Igreja: professores de escolas católicas, padres, diáconos, religiosos, catequistas. "Este é um curso para encontrar respostas", explicam os organizadores.
Com uma metodologia 100% online, 12 aulas do curso oferecem vídeos introdutórios, que abordam os pontos mais polêmicos do tema tratado. O conteúdo de cada aula segue um moderno sistema de aprendizagem e-learning e dá acesso a leituras, vídeos e podcasts, junto ao uma autoavaliação dos conhecimentos e um fórum para debates.
Há inclusive pessoas especialistas em temas religiosos, como professores de religião, que se encontram diante de grandes dilemas: "Quando falamos da Criação, os alunos me perguntam sempre: em que acreditamos: no Big Bang, na evolução ou na criação do mundo em 7 dias?", comenta uma professora de religião. Sua colega acrescenta: "Os alunos me perguntam se é possível demonstrar a existência de Deus cientificamente".
Para ajudar a aprofundar nestes dilemas e no diálogo entre ciência e fé, a Faculdade de Teologia da Catalunha, com o apoio do Conselho Pontifício para a Cultura, criou um curso online (em espanhol) no qual "pretendemos disponibilizar ao estudante os principais resultados do diálogo entre ciência e fé dos últimos 30 anos", explica o diretor do curso, Emili Marlés, físico e doutor em Teologia.
"Estamos no melhor momento histórico para o diálogo entre a teologia e as ciências", explica o diretor do curso. "Nunca tivemos tantas pontes de diálogo entre estes dois âmbitos do saber humano. O problema é que tal diálogo aconteceu praticamente só no âmbito acadêmico."
Por isso, o objetivo é abrir este conhecimento à divulgação geral e oferecê-lo sobretudo àquelas pessoas que têm algum papel formativo dentro da Igreja: professores de escolas católicas, padres, diáconos, religiosos, catequistas. "Este é um curso para encontrar respostas", explicam os organizadores.
Com uma metodologia 100% online, 12 aulas do curso oferecem vídeos introdutórios, que abordam os pontos mais polêmicos do tema tratado. O conteúdo de cada aula segue um moderno sistema de aprendizagem e-learning e dá acesso a leituras, vídeos e podcasts, junto ao uma autoavaliação dos conhecimentos e um fórum para debates.
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