terça-feira, 10 de setembro de 2013

Um pedido para a Comunidade Paroquial de Nª Sª de Fátima- Viana do Castelo


Amigo,
Chamo-me Artur Rodrigues Coutinho e sou o padre responsável há quase 36 anos pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Viana do Castelo, em Portugal.
Desde a minha chegada a esta paróquia que me lancei numa intensa actividade, com o envolvimento de muitos paroquianos comprometidos, de renovação da dinâmica paroquial tendo em vista a satisfação das necessidades espirituais e sociais duma comunidade em contínua transformação.
A renovação e criação de movimentos e obras de espiritualidade, a dinamização das eucaristias e actos de culto bem como o relevo colocado na importância da catequese ao serviço da formação e crescimento na fé atestam o papel imprescindível da espiritualidade na vida do cristão.





 

No entanto, como a fé sem obras é morta, (Tiago, 2,17) e serem as obras de amor ao próximo a medida do amor a Deus (I S. João 4,20) desde que o início da minha actividade pastoral nesta paróquia, erigi a preocupação com os sectores mais desprotegidos da sociedade como grande prioridade de toda a minha acção. Assim, foram surgindo, entre outras, estruturas de carácter social como centro de dia para idosos, centro de acolhimento de bebés e crianças em risco, recolha e distribuição de roupas e outros bens de primeira necessidade, refeitório social, apoio domiciliário a idosos e doentes, serviços que vivem com apoios oficiais e dos donativos e colaboração voluntária de muitos paroquianos.









Paralelamente ao lançamento de estruturas de suporte à obra social, houve também necessidade de dotar a paróquia de condições físicas capazes de responder em termos de culto e formação às necessidades de uma comunidade em amplo crescimento. Por isso, com as devidas anuência das hierarquias eclesiástica, nos lançámos num projecto de construção de uma nova igreja com estruturas anexas para serviços administrativos, catequese e outras actividades de formação cujo orçamento inicial, no contexto económico da altura, se afigurava compatível com os recursos disponíveis na comunidade. 




Porém, atrasos verificados na execução de projectos e obras foram não só encarecendo os encargos como nos foram arrastando para os tempos de grave de crise económica que afecta o nosso país, fazendo escassear as fontes de obtenção de recursos de que normalmente a paróquia se socorre.
A obra, na parte respeitante à Nova Igreja está concluída e inaugurada. Porém, para o conseguirmos, tivemos de contrair um pesado empréstimo bancário num valor superior a um milhão de euros sujeitos a juros e amortização de difícil cumprimento das limitações com que lutamos nas dolorosas condições económicas por que as famílias e o país atravessam. 



Por isso, conscientes da generosidade e espírito de solidariedade das nossas comunidades ou individualmente os nossos amigos para com os problemas com esta comunidade, como as outras, que se debatem em Portugal e porque certamente são sensíveis à dignidade e importância da causa que lhes apresentamos, venho suplicar a vossa ajuda através da recolha de donativos em dinheiro que nos possam ajudar a levarmos a cabo esta obra tão importante para nossa Comunidade e para cuja conclusão tão carenciados nos encontramos de meios.
Teremos grande prazer e sentir-nos-emos muito honrados em vos mostrarmos a obra quando tenham oportunidade de nos visitarem.
Por toda a ajuda que nos possam prestar lhes ficaremos imensamente gratos e certamente que Nossa senhora de Fátima, nossa padroeira, não deixará de compensar tão generoso gesto.

Pe. Artur Rodrigues Coutinho

Aqui tem um vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=mwlJ8i3glDY

P.S. Se quiser, para ser mais fácil junto o 

IBAN – PT50.0035.0751.0000.6303.7304.3 – BIC: CGDIPT PL  

NIB – 003507510000630373043

Contribuinte 501171762 --- Fábrica da Igreja Paroquial de NªÇ Sª de Fátima- Viana do Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário