quinta-feira, 18 de abril de 2013

Testemunho do novo sacerdote

  Testemunho do novo sacerdote



Christopher Sousa foi ordenado sacerdote para a Diocese de Viana do Castelo, ontem, sábado. Antes, o novo sacerdote deu um testemunho ao "Notícias de Viana de que se transcreve o seguinte:
Na sua mensagem para a 50a Semana de oração pelas vocações, Bento XVI afirma que "por vezes o amor de Deus segue percursos surpreendentes, mas sempre alcança a quantos se deixam encontrar". Afortunadamente a minha vida tem sido um desses percursos que culmina, nesta fase da minha vida, com a minha ordenação sacerdotal.

O meu percurso vocacional começou desde a minha tenra idade, através do testemunho dos meus pais, da minha família, e também dentro da comunidade paroquial de Refoios do Lima, comunidade onde recebi os sacramentos de iniciação cristã e completei o percurso catequético. Mas foi apenas no início da minha juventude que percebi que a minha vocação como cristão poderia ser concretizada através de uma entrega integral à Igreja e a Jesus Cristo. Experiências de cariz juvenil como a vivência da espiritualidade da comunidade de Taizé, a participação em várias Jornadas Mundiais da Juventude e a integração no movimento dos Convívios fraternos levaram a que, como jovem, eu compreendesse que "é precisamente no nosso dia-a-dia que Ele (Jesus) continua a dirigir-nos a sua palavra; chama-nos a realizar a nossa vida com Ele, o único capaz de saciar a nossa sede de esperança." Foi neste desenrolamento de uma relação pessoal com Cristo que me senti chamado a "entregar-lhe a própria vida, viver com Ele em profunda intimidade, por Ele entrar em comunhão com o Pai no Espírito Santo e, consequentemente, com os irmãos e irmãs." Sendo assim, foi crescendo numa experiência de fé que me permitiu escutar a voz de Deus que ressoava dentro de mim e, após algumas hesitações e superados alguns receios, ingressei no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo com 19 anos de idade.






Após 7 anos de formação intelectual, humana, espiritual e pastoral alegro-me a cada dia por ter aceite este desafio, e por brevemente receber o Sacramento da Ordem no grau do presbiterado. Aproxima-se uma via nova na minha vida como presbítero, que certamente será marcado por muitas alegrias, mas também "dissabores e insucessos". Desta forma, vivo com a certeza de que "em todos os momentos, sobretudo o mais difíceis, é sempre a fidelidade do Senhor - verdadeira força motriz da história da salvação - que faz vibrar os corações dos homens e mulheres." É essa força que me sustém e que me compromete também como sendo servo fiel do Senhor".

Sem comentários:

Enviar um comentário