segunda-feira, 24 de junho de 2013

Da sua memória restam apenas os actos do culto celebrados na capela de S. João Baptista, e o recolhimento de crianças durante o dia a quem davam de comer por serem pobres. Os Jesuitas em Viana



Com reserva de usufruto, a V iscondessa da Torre das Donas cedeu aos jesuítas, para residência, a e a Quinta dos Quesados, à Rua Bandeira, onde funcionou o Liceu nacional deste distrito de Viana do Castelo e, agora, estão os departamentos Distritais das Obras públicas.

Os jesuítas fizeram obras e por ali passaram até 1910, ocasião em que foram expulsos, com a Implantação da República. Da passagem dos jesuítas por esta zona pouco ou nada ficou na memória das gentes da Bandeira.

No entanto, parece que os revolucionários reuniram-se na «Praça Rainha e prepararam um assalto, o que  obrigou os religiosos a fugirem cada qual para onde pôde.

O superior Padre César da Silva e o outro fugiram para Outeiro, refugiando- na casa do Arcipreste, Padre Antônio José Quesado; dois coadjutores para casa de um outro amigo e mais um sacerdote que estava ausente, na altura.

Os jesuítas entregaram a casa à Sra. D. Maria Emília do Rego Barreto de Barros Lima, Viscondessa da Torre das Donas, que tinha a reserva de usufruto vitalício e pediram a um sacerdote vianense para acautelar, sobretudo, a capela.

Foi assim que os jesuítas por aqui passaram, numa residência com 3 sacerdotes e dois irmãos, não permanecendo por cá mais tempo, porque não os deixaram, roubando-lhes o direito que tinham.

Da sua memória restam apenas os actos do culto celebrados na capela de S. João Baptista, e o recolhimento de crianças durante o dia a quem davam de comer por serem pobres.
livro de 1986 meu sobre Viana-
PS. Hoje já não se encontram lá os departamentos da s estradas e está abandonado.

Sem comentários:

Enviar um comentário