quarta-feira, 26 de junho de 2013

Thomas More - Um Santo que desobedeceu...

Thomas More - Um Santo que desobedeceu...
Maria Susana Mexia,  in Diário do Minho
Henrique VIII, rei de Inglaterra, era casado com Catarina de Aragão e não tinha filhos homens, apenas uma mulher. Alegando este tacto, pediu o divórcio, para se poder casar com uma jo­vem cortesã inglesa, Ana Bolena. Como o Papa não lhe con­cedeu autorização, em virtude da sua esposa legal ainda es­tar viva, o monarca cortou relações com a Igreja Católica Romana, de­clarou a dissolução dos mosteiros, confiscou os seus bens e fundou o anglicanismo, o qual tornou religião oficial da Inglaterra.

Concentrando em si o poder de chefe de Estado e espiritual, como enti­dade superior da nova religião, já não precisava de obedecer a ninguém, nem ao Papa, facto que o levou a inúmeras excentricidades, a realizar mais cinco casamentos e a mandar matar quem entendesse. Foi exco­mungado por Clemente VII em 11 de julho de 1533.
Sir Thomas More (1478-1535) era um advogado respeitado, honrado, competente e exerceu por algum tempo a cátedra universitária. Fez par­te da Câmara dos Comuns da qual foi eleito presidente. Foi nomeado Under-Sheriff de Londres e juiz membro da Commission of Peace. En­trou para a corte de Henrique VIII em 1520 foi várias vezes embaixa­dor do rei e tornou-se cavaleiro em 1521. Foi nomeado vice-tesourei- ro e depois Chanceler do Ducado de Lancaster e, a seguir, Chanceler da Inglaterra.

Mas Thomas More, era católico, não aceitou a nova religião e, em 1532, pediu demissão do cargo e recusou-se a assistir à coroação de Ana Bo­lena, bem como a prestar fidelidade aos seus descendentes.

Henrique VIII condenou-o a prisão perpétua e depois à morte por crime de alta traição. Foi decapitado em 1535.

Pela sentença o réu era condenado “a ser suspenso pelo pescoço” e cair em terra ainda vivo. Depois seria esquartejado e decapitado. Em aten­ção à importância do condenado o rei, “por clemência”, reduziu a pena a “simples decapitação”. A sua cabeça foi exposta na ponte de Lon­dres durante um mês, foi posteriormente recolhida pela sua filha, Mar- garet Roper.

Devido à sua rectidão de pensamento e exemplo de vida cristã, foi re­conhecido como mártir, declarado beato em 29 de dezembro de 1886 por decreto do Papa Leão XIII e canonizado em 9 de maio de 1935 pelo Papa Pio XI.

Deste filósofo, autor da imortal Utopia, Erasmo disse: “É um homem que vive com esmero a verdadeira piedade, sem a menor ponta de supersti­ção. Tem horas fixas em que dirige a Deus suas orações, não com fra­ses feitas, mas nascidas do mais profundo do coração. Quando conver­sa com os amigos sobre a vida futura, vê-se que fala com sinceridade e com as melhores esperanças. E assim é Thomas More também na Cor­te. Isto, para os que pensam que só há cristãos nos mosteiros.’’
 seu dia festivo é 22 de junho.

1  “É um homem que vive com esmero a verdadeira piedade, sem a menor ponta de superstição. Tem horas fixas em que dirige a Deus suas orações, não com frases feitas, mas nascidas do mais profundo do coração.»

Sem comentários:

Enviar um comentário