terça-feira, 4 de junho de 2013

O Mundo descobre aos poucos a riqueza pessoal e pastoral do Papa Francisco

O Mundo descobre aos poucos a riqueza pessoal e pastoral do Papa Francisco
0 diálogo ecuménico e o encontro entre pessoas de diferentes religiões são para Francesca Ambroget- ti, coautora do livro “Papa Francisco: conversa com Jorge Bergoglio”, traços principais do atual pon­tificado.

«Ele faz teologia a par­tir da sua própria vida, do que faz e seguramen­te na Igreja na Argenti­na, que tinha também as suas dificuldades e pro­blemas, ele conseguir su­perá-los com muita capa­cidade de conciliação», disse à Agência Ecclesia a coautora, de passagem por Portugal.

«Podemos esperar um grande ecumenismo, uma grande aproximação às ou­tras religiões e um ecume­nismo de uma forma que a sua mensagem vá ao en­contro das religiões, que promova o encontro en­tre todas as pessoas», sa­lientou.

Francesca Ambrogetti recorda o momento em que num encontro com a imprensa estrangeira na Argentina, onde o cardeal Bergoglio havia sido con­vidado para falar sobre a crise, em 2001, todos fica­ram espantados com a sua simplicidade, profundida­de e lucidez com que enfrentou as perguntas dos jornalistas.

«Era um cardeal atípico e tivemos um grande im­pacto quando percebemos que chegou sozinho, sem nada, vestido como um simples padre e chegando de autocarro», refere.

Foi nesse encontro que a autora percebeu que «vale­ria a pena investigar mais este cardeal».
 
 

A jornalista italiana ex plica que o mundo está a descobrir «um tesouro es­condido» que «a pouco e pouco» ao longo das en­trevistas para a edição do livro a própria e o seu co­lega Sergio Rubin puderam também conhecer.

Com gestos de humilda­de e simplicidade o Papa Francisco tem surpreendi­do o mundo, não a Argen­tina que já o conhecia.

«É absolutamente o mes­mo», sublinha, recordan­do testemunhos de quem conhece Bergoglio desde que era um simples sa­cerdote; «des­de que era jo­vem manteve- -se sempre na mesma linha de conduta».

Numa altura em que o desem­prego em Portugal conti­nua a aumentar, Francesca Ambrogetti recorda as «re­petidas vezes» que Bergo­glio referiu que o trabalho dignifica a pessoa.

«Seguramente as suas mensagens futuras po­dem ser muito significati­vas para tantos países que estão a enfrentar esta cri­se», indica.

A autora de “Papa Fran­cisco: conversas com Jor­ge Bergoglio”, da editora Paulinas, esteve na Fei­ra do Livro, em Lisboa para uma sessão de au­tógrafos.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário