quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vale a pena dar a vida por Amor


 

UM grupo de amigos, de Portugal, visitou a nossa Casa do Gaiato de Benguela. Um dos membros do grupo, professor reformado, foi um dos primeiros filhos desta mãe. Na hora da despedida, disseram que o ponto mais alto da sua passagem por Benguela foi o encontro em nossa Casa do Gaiato. Deste modo, a sua visita continua muito viva. Dei­xaram-nos a promessa consoladora de fazer uma campanha, junto de conhecidos e outros, para o angariamento de ofertas que possam ajudar a nossa Casa do Gaiato de Benguela, neste momento crítico da sua história. Quem dera haja muitos frutos! A sementeira da esperança está feita.

Ontem, 1 de Junho, foi celebrado o dia mundial da Criança. Estou a escrever-vos, impressionado pela multidão de crianças que encheram o meu coração e os meus olhos. A nossa Casa do Gaiato de Benguela foi o local escolhido, pelas entidades responsáveis, para a celebração do acontecimento, a nível supe­rior. A multidão das crianças de Angola e do mundo inteiro devem estar no centro das atenções, a nível humano. Vivem no coração da humanidade inteira. Por isso, no coração de cada um de nós. A dimensão mais profunda da pessoa deve guardar um cantinho muito querido, cheio de amor, para cada criança. Tenho, diante de mim, ao escrever estas Notas, o mapa de Angola, 14 vezes maior do que Portugal. Poiso os meus olhos em todos os cantinhos, desde o Norte ao Sul. Vejo, com o meu coração, o número incontável de crianças a necessitar dum carinho especial, pela ausência de condições mínimas para o seu crescimento humano. Alarguemos o nosso olhar a outras partes do mundo. Esta inquietação é saudá­vel humanamente, porque nos liberta do egoísmo e abre-nos ao amor no nosso viver diário.

Há momentos, duas crianças, abandonadas pelo pai, foram acolhidas em nossa Casa. A mãe sente-se perdida e totalmente incapaz de salvar os seus filhos. Temos a Casa muito cheia e a abundância de pedi­dos continua. Não resistimos. A celebração do Dia Mundial de Criança foi o remédio eficaz para a cura desta chaga. Uma das causas mais graves deste pro­blema social, relacionado com as crianças, está no abandono dos filhos pela parte dos pais. E uma ver­dadeira epidemia. Temos"falado, muitas vezes, neste assunto. Mas vem a propósito. Quem dera se fizesse muito mais, a nível das comunidades paroquiais e civis, propriamente ditas. E necessário sensibilizar as pessoas para a gravidade deste problema, com ressonâncias sociais gravíssimas. As principais víti­mas são os filhos abandonados, porque inocentes. Queremos avançar sempre mais neste caminho do Amor. Necessitamos muito, neste momento crítico, dum modo especial, da vossa ajuda. Ainda não con­seguimos dar um passo em frente na recuperação das nossas residências. Temos a nossa agricultura, de rastos, pois falta-nos o apoio para a compra das sementes e outros produtos absolutamente necessá­rios. É, sem dúvida, uma hora de provação muito grande, como nunca passámos. Só uma confiança muito grande que nasce do vosso amor é capaz de alimentar a nossa esperança.

Entretanto, a preparação dos rapazes mais velhos para os empregos continua. Neste momento, três estão a preparar os seus passaportes para o ingresso numa empresa internacional com ligações a vários países. E interessante e animadora esta forma de ajuda, a partir dos responsáveis na capital de Angola. Oxalá seja um estímulo para que estes filhos aproveitem as oportu­nidades que têm de se preparar dignamente para o seu futuro. Muitos estão à espera de ocupar os seus luga­res. O grupo dos mais pequeninos, muito numeroso, é uma verdadeira injecção de vida nova, diariamente recebida. A sua alegria, o seu entusiasmo pela escola, o seu carinho a transbordar pela nossa vida, é uma marca que não se apaga. Que seria destas crianças se não tivessem o berço que as acolheu e vai ajudar cada uma a ser um homem. Por isso, vale a pena dar a vida por amor! Partilhai connosco esta verdade, através da ajuda possível, ao vosso alcance. Como sinal de gra­tidão, recebei um beijinho dos mais pequeninos da nossa Casa do Gaiato de Benguela.                                                                                                       Padre manuel António in O GAIATO

Sem comentários:

Enviar um comentário