sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vida-Bênção das grávidas no dia 8 às 18.00h na Sé Catedral

 
Bênção das grávidas no dia 23 às 18.00h
 
 na Sé Catedral de Viana do Castelo
 


 

Uma bênção, como se sabe, é um sacramental, sinal sagrado que, não sendo sacramento, significa e realiza efeitos, nomeadamente de natureza espiritual, graças à oração da Igreja que os institui. Um Pai ou uma Mãe que abençoa um Filho, está a conferir um sacramental. Um Terço benzido por um Sacerdote, é um sacramental. A Água Benta que deveria estar sempre disponível à entrada de um templo é um sacramental. São inúmeros os exemplos de sacramentais usados e permitidos pela Igreja. A bênção de uma grávida é, pois, e assim, um sacramental que actua sobre a Mãe e o Filho por nascer.

 
 
A Igreja sempre incentivou e valorizou o uso dos sacramentais, obviamente que o faz no sentido de fazer sentir a beleza da vida ou a gratidão pelo dom da vida ou para recordar o nosso Baptismo, como é o caso da Água Benta. Um sacramental é um sinal que a Igreja disponibiliza aos seus fiéis para, em forma significante, tornar próximo o Senhor Deus de quem tudo depende, pelos gestos e palavras que o conferente usa e o receptor acata.
Por isso, num sacramental o sinal da Cruz, a aspersão da Água Benta, a imposição das mãos do conferente e sobretudo a oração são visibilidades que se usam para invocar o Invisível e a Sua Graça. E o desejo que se derrame sobre quem o recebe para sua conversão.
 
 
Num tempo que se atarefa continuamente a retirar Deus das nossas vidas e da nossa vista, o bom uso de determinados sacramentais pode fazer um necessária contra-corrente. O seu uso inteligente, exige a nossa coerência de vida. Se, por exemplo, se usa a Água Benta quando entramos num templo e nos benzemos, se esse gesto de tomar uma gota de água e o gesto não nos fizer lembrar o Baptismo e as promessas que fizemos, o gesto torna-se falso e hipócrita.
 
 
 
 
 
Rotineiro e vazio. Inútil. Pode rondar a superstição.
 
 
 
Um sacramental não é nem pode ser entendido como um acto de magia ou de superstição nem muito menos como um sacramento que é de instituição. A bênção das grávidas insere-se na lógica de, publicamente, agradecermos o dom da vida acolhido pelas mães e pedirmos a Deus que ajude as mães (e, já agora, os pais) pelo filho cujo nascimento aguardam para que nasça para a felicidade e o bem. É, assim, um sacramental pleno de significado sobretudo em tempos de forte crise do valor da vida humana desde a concepção quando um clima anti-natalista se impõe sem grande constestação.
  in DM de C.A.G.



Sem comentários:

Enviar um comentário