sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Geraz do Lima comemora mil anos de igreja e paróquia


Geraz do Lima
comemora mil anos
de igreja e paróquia



O padre Cunha Viana, investigador, historiador e escritor e um padre cheio de vida entregue AOS PAROQUIANOS SEMPRE CHEIO DE  SOLICITUDE PASTORAL FEZ UM PROGRAMA RICO DE INICIATIVAS TODAS ELAS CULTURAIS PARA AS QUAIS ESPERO TER LÁ A MINHA PRESENÇA E QUE TUDO SEJA UM ÊXITO
 

Jorge Oliveira
A Paróquia de Santa Leocádia de Geraz do Lima, na diocese de Via­na do Castelo, celebra no próximo ano o milenário da sua fundação e da igre­ja paroquial.
Para comemorar o acon­tecimento foi calendariza- do um conjunto de ativida­des com início já no pró­ximo domingo, 9 de de­zembro, dia da padroei­ra, Santa Leocádia, numa perspetiva religiosa e ci­vil, evocando o percurso histórico desde 1013 até aos nossos dias.
«Por ser uma data única para a comunidade religio­sa e civil que aqui vive e tratando-se de uma situa­ção invulgar, foi decidido dar ao acontecimento uma celebração condigna, pro­curando as raízes identitá- rias da comunidade e cons- ciencializar para o futuro», afirma o pároco, o padre João Cunha Viana, que in­tegra a comissão executiva das comemorações.
O programa comemo­rativo do ano jubilar mi­lenário da paróquia, que se prolongará até ao dia 8 de dezembro de 2013, é preenchido com conferên­cias, concertos de música, apresentação de um livro de milenário, celebrações e festas religiosas.
A abertura acontece às 15h30 de domingo, numa cerimônia presi­dida pelo bispo de Via­na do Castelo, D. Ana- cleto Oliveira.
Depois da celebração do Natal, no dia 13 de janei­ro a comunidade local vai assistir à bênção e inaugu­ração de vitrais na igreja paroquial, com a presen­ça da Banda de Música de S. Paio de Antas.
A primeira conferência, intitulada “Santa Leocádia de Geraz do lima, das ori­gens à Idade Média”, está marcada para o dia 24 de fevereiro. “Santa Leocá­dia de Geraz do lima: a realidade de uma aldeia minhota, durante a Idade Moderna” é o tema da se­gunda conferência, no dia 21 de abril.
Para o dia 12 de maio, está agendado um con­certo sinfônico pela Es­cola Profissional de Mú­sica de Viana
Em junho, no dia 23, rea­liza-se mais uma conferên­cia, desta vez sobre os usos e costumes da aldeia.

 
 
A apresentação do livro sobre o milênio da paró­quia, elaborado por profes­sores universitários, será apresentado no dia 18 de agosto, sete dias antes da festa principal comemora­tiva do milênio, que é no dia 25 de agosto.
No dia 20 de outubro, a paroquia é brindada com outro concerto, pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo.
Entre as iniciativas reli­giosas, destacam-se, para além das celebrações habi­tuais, a bênção da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e S. José, em Agros (4 de agosto) - no dia em que o bispo diocesano se desloca à paróquia para presidir ao Crisma.
As comemorações en­cerram no dia 8 de dezem­bro, com uma cerimônia presidida por D. Anacleto Oliveira.

************************************
 
PARABÉNS
 
PARA
 
SANTA LEOCÁDIA
 
DE GERAZ DO LIMA
 
SEU PÁROCO E PAROQUIANOS
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário