segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Paredes de Coura foi escolhida este ano pelo Se­cretariado da Pastoral Voca­cional para aqui fazerem uma acção vocacional.



 


Paredes de Coura foi escolhida este ano pelo Se­cretariado da Pastoral Voca­cional para aqui fazerem uma acção vocacional.








Os seminaristas dividi­dos em grupos, percorreram todas as eucaristias ou ca­tequeses paroquiais e assim a mensagem chegou a to­das as paróquias.

 
 
Há numa paróquia um acólito (por gosto) que sen­do levado do arco da velha, vinha dizendo à família (pais adoptivos) e irmãs que de­sejando ir para o seminário, chegou a casa depois da presença dos seminaristas e disse:

- Afinal aquilo (seminá­rio) , nem é muito mau!... Até é fixe! Ouvi o relato duma familiar que admiro pela de­dicação e preocupação pelo pequeno.
 

 


Gostava, agora eu, de deixar aqui o meu testemu­nho, como aliás fez o Pe Ar- mindo Patrão de Abreu a tra­balhar em Esposende, no Diário do Minho.

Em 1957, dia um de Outubro, depois de em Ju­lho ter passado no exame de admissão e ter estado a pri­meira vez uma semana no Seminário - era o exame e estágio - entrei para o Se­minário da Senhora da Con­ceição, na Rua S. Domin­gos, em Braga. Não existia ainda a Diocese de Viana.

Éramos cento e vinte e dois no Seminário, no pri­meiro ano, dali a doze anos chegámos ao fim 23 que se ordenaram. A maior parte fez tudo directo, outros perde­ram alguns anos, outros en­contrámos de outros anos e juntaram-se a nós.

Pouco depois de entrar­mos veio a gripe asiática e mandaram-nos todos para casa.

Depois das lágrimas - três meses sem ver os pais e irmãos, sem televisão, nem computador, nem inter­net, mas apenas livros, pa­dres, salões, mesas , au­las, recreios.

Capela, retiros... estu­do e formação. Abençoadas casas! A melhor escola! E olhem que conheci depois a Universidade do Porto, de Coimbra, a Faculdade de Filosofia de Braga e a Uni­versidade do Minho, quer por razões de trabalhos , quer de estudos.

O Seminário sim! Estu- dava-se, sabia-se. Os méto­dos, em tudo - formação e estudo podiam não ser os melhores, mas acreditamos na boa intenção de quem ensinava e de quem forma­va.

Seminário Menor - do 1a ao 4e ano - agora 5a ao 8S- Seminário de Santa Mar­garida -hoje Faculdade de Teologia no 5a ano - actual - 9a- já com batina! ( que vai­dade - padres em miniatura no traje!). 10- 11a e 12s em Filosofia - Letras, Ciências e Filosofia. Que martírio, mas que abrir de horizontes! E aulas de Filosofia em Latim!

Depois o Curso de Te­ologia em 4 anos, em Santa Margarida.

Aí se cimentaram ami­zades, aí se formaram ho­mens e padres.

Têm defeitos? Claro!

Mas os meus colegas que até hoje perseveraram são uns heróis e quanto tra­balho pelo reino se não fez!

Já lá vão 43 anos que saí do seminário. Tenho ido muitas vezes àquelas ca­sas. Ai cresci, aí vivi, aí so­nhei, aí rezei.

Que o Bom Pastor abençoe todos quantos nos formaram e deram bons con­selhos. Que as equipas for­madoras do seminário de Braga e de Viana participem também desta bênção.

Padre Manuel Moreira, in Notícias de Viana
Fotos do Padre Coutinho

Sem comentários:

Enviar um comentário