terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Raquel Correia Dos Santos Gonçalves,Conceição Rodrigues Carvalhido,












Raquel Correia Dos Santos Gonçalves















Raquel Correia Dos Santos Gonçalves, filha de Amâncio Gonçalves e de Ana Carreira, de Arcos de Valdevez. Nasceu em 1937 em 23 de Setembro.

Veio para Viana servir e depois casou com Emílio da Silva Gonçalves, mecânico a quem deu 10 filhos: Emílio, Ana, Odália, Olga, Celeste, Adélia, Amélia, Rui, Domingos, e Carla, todos os outros casados e com filhos à excepção da Amélia; já é avó.

Foi sempre empregada doméstica, tem muitos santinhos da sua devoção especialmente o S. João da Cruz do Carmo e a Senhora de Fátima.

Distrai-se aos Domingos no ponto de encontro do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima. Gosta de passear e de se entreter com os netos e os bisnetos.

Todos os filhos lhe são muito queridos e a estimam como uma boa mãe.

Todos trabalham e graças a Deus todos tiveram saúde até à data. Só a Deus agradecem esta felicidade mesmo no estado de viuvez há oito anos.

Fome na sua casa nunca se passou, sempre muito trabalho, mas também pouco sobrava.
 
 
 

A 20 de Abril de 1926, em Santa Maria Maior, nasceu a Conceição Rodrigues Carvalhido, filha de José Afonso Carvalhido, dos Galos de Perre, e de Conceição Rodrigues, também de Perre.

Andou na escola e conheceu o seu marido na antiga Matriz, hoje, a Sé Catedral, nos convívios paroquiais.

Recebeu catequese da "Mariquinhas da Luz", na Capela de Nossa Senhora das Necessidades e as festas das comunhões eram na "Matriz". Nas preparações para as festas, as catequeses eram na Matriz, com o Pároco Monsenhor Corucho, com outros catequistas… Nesse tempo havia exames e classificações. Ela teve 16 no exame.

Nunca fez parte da JOC, mas ia com as irmãs. Assim como foi catequisanda com a Maria da Luz também catequista, ajudando a zelar o altar da Senhora das Necessidades, ela e as irmãs, especialmente a Madalena.

Casou tarde, aos 36 anos, só depois da casa feita onde vive.

Gerou um filho do seu marido João Viana Salgado, já falecido, que nasceu aos seis meses e quinze dias, o que constituía naquela altura, um problema muito complicado, mas as freiras do hospital, de um modo particular a Irmã Deolinda e a Irmã Glória, ajudaram-na muito e o menino a crescer até aos nove meses.
 
 
 
 

Um senhor pesava 130 Kgs. Sentia-se mal e trabalhava normalmente, não sentia dores nem mau estar que lhe causasse alguma apreensão de doença.

Depois começou a comer e a sufocar.

Passou 2 meses e a esposa levou-o ao médico.Fez uma endoscopia e constatou que tinha um cancro no estômago.

Foi para o Hospital e tiraram o estômago, parte do esófago, vesícula e o baço. Esteve 52 dias nos cuidados intensivos. Fez 5 cirúrgias pela frente e uma onde as costas tem outro nome, ficando sem nádegas.

O santo de sua maior devoção é S. Sebastião, Senhora da Aparecida e Senhora Fátima.

Tantas vezes pediu capacidade para vencer e duas vezes pediu a Deus que o levasse, pois era sofrimento demasiado, isto, durante 1 ano e 2 meses.

Agora faz uma vida mais ou menos normal e considera-se um herói com a graça de Deus e um alerta muito grande para quem tem qualquer síntoma procurar logo o motivo. O câncer para ele é uma doença silenciosa que corrói antes sem provocar dores ou mal estar.

Ninguém acreditou que estava doente e afinal passou todos amigos a acreditar e ficaram admirados por ter vencido até agora os obstáculos da doença e a um canceroso dir-lhe-ia tem de ter paciência, muita calma, fé em Deus e com força de vontade, vencerá.

Agora pesa 100 Kgs, mede 1,80 m. É pai de um casal de filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário