segunda-feira, 25 de março de 2013

Fé nos Cafés

 
 
  

Fé nos Cafés
No âmbito do ano da Fé que está a decorrer desde 11 de Outubro a 24 de Novembro, fim do ano litúrgico, anunciado pelo Papa-emérito Bento XVI e aberto com orientações claras pelos bispos… em Viana do Castelo iniciou-se em cada arciprestado com uma só missa num Domingo. Esta Paróquia, desde Outubro, em reunião do CPP para aprovação do plano de atividades para o ano da pastoral paroquial, direcionou várias atividades neste sentido.

Reflexão, formação de adultos, conferências e na Quaresma, catequeses de infância e adolescência, procuraram-se cafés de maior dimensão que costumassem fechar portas às 20H, para serem abertos a um debate sobre a fé, de porta aberta, a crentes e não crentes, crentes de outras confissões religiosas – para servir de base  a uma reflexão sobre “A porta da fé” que é mais âmpla e não tão redutora como era antes do Concílio Vaticano II.

Foi com respeito, diálogo e em ambiente agradável, até de convívio que jovens e adultos marcaram presença, com toda a liberdade e satisfação falarem de problemas relacionados com o tema, com a pessoa humana e sua integridade.

Agradecemos aos gerentes dos cafés: Leitaria do Carmo quase cheio, Ameadela, também com um razoável número de participantes de todas as idades, Conchas com muitos participantes e Opera onde crianças, gente nova e fiéis fizeram o mesmo.

Agradecemos à Rosa Amélia, e sua equipa de leigos, à Conceição Silva e sua equipa, ao Albino Ramalho e sua equipa e ao casal Eira e sua equipa.

Foram os leigos que movimentaram esta fé levada aos cafés e como a porta estava aberta, havia de tudo, desde pessoas formadas em teologia, padres, velhos e novos, filósofos e historiadores, trabalhadores indiferenciados dos diversos níveis de trabalho e do saber, reformados e não reformados. A fé é para todos e pela “fé” se podem vencer muitas coisas e ter-se uma melhor qualidade de vida.

Foi, numa primeira abordagem geral, descoberto que é assunto para continuar, onde normalmente se fala de tudo e até amizades e negócios se fazem, falar da fé em sua maior amplitude é também local onde se pode apreciar e debater aquilo que nos pode até fazer mover montanhas. Deste modo a nossa igreja pode ser a igreja da nova evangelização e ser, na sua terra mais missionária pelo testemunho, enquanto faz caminho, acredita e reza.

Sem comentários:

Enviar um comentário