segunda-feira, 18 de março de 2013

Santa Leocádia de Geraz do Lima - Oração do Milenário


Santa Leocádia de Geraz do Lima
 
celebra este ano o seu milenário da fundação como
 
Paróquia e as celebrações  decorrem durante todo o ano.
 
Parabéns
 
 
 
Santíssima Trindade, um só Deus verdadeiro, eterno e omnipotente que, pela Revelação, Vos destes a conhecer à humanidade: Deus Pai, Criador e Senhor do Universo; Deus Filho, Verbo Incamado e Redentor; e Deus Espírito Santo, fonte de Vida e de Amor.

 
Nesta passagem da vida terrena, creio em Vós e em Vós espero, meu Deus. Ensinai-me a conhecer-Vos mais e mais, para Vos amar acima de tudo, seduzido/a pela vossa perfeição infinita: Beleza, Santidade, Poder, Eternidade, Ciência, Bondade, Providência, Justiça, Misericórdia.

Eu Vos suplico, Senhor: ajudai-me, com a vossa Graça, a assumir, digna e conscientemente, tanto quanto posso e devo, a minha condição de filho/a. Para tal, recorro à ajuda da Santíssima Virgem Maria, Mãe e Medianeira, Senhora da Guia, dos Prazeres e do Rosário, assim como a intercessão dos Santos protectores-modelo que veneramos no nosso templo: Santa Leocádia, virgem jovem e mártir, nossa padroeira; São João Baptista, patrono secundário; São José, São Sebastião, Santo Antônio, São Bento, Santo Amaro, São Gonçalo, São Brás, São Pedro Gonçalves Teimo e São João de Brito.

Considerando a honra inefável e alegria da data jubilar dos mil anos de fundação da nossa igreja e paróquia, cumpre-me evocar quantos aqui nasceram, viveram, trabalharam, rezaram, foram felizes, sofreram e morreram, assim como os que ainda peregrinam e os vindouros.

Senhor: a mim e a cada um dos membros desta comunidade, conscientes da nossa condição humana, frágil e humilde, de que resultam tantas faltas de testemunho, de honra e de glória, permiti que invoquemos a vossa divina Misericórdia. A todos, naturais ou radicados, moradores ou não, desta paróquia de Santa Leocádia, porção do vosso Povo santo, concedei força espiritual para a vivência cristã que nos cumpre, e capacidade para seguirmos o que é bom e construtivo, rejeitando tudo o que nos afasta de Vós e vai contra a dignidade humana.

Poderemos, assim, seguir o caminho da Verdade, viver a nossa Fé e chegar à posse da Felicidade definitiva, junto de Vós.

Amen.

Aprovada pela Autoridade eclesiástica.
 
 


(Profissão de Fé)

Credo in unum Deum:

 
Patrem omnipotentem, factorem caeli et terrae, visibilium omnium et invisibilium.

Et in unum Dominum Jesum Christum Filium Dei unigenitum.

Et ex Patre natum ante omnia saecula.

Deum de Deo lumen de lumine, Deum verum de Deo vero.

Genitum, non factum, consubstantialem Patri: per quem omnia facta sunt.
 
 

 
 
 

 

Qui propter nos homines et propter mostram salutem escenait de caelis.

Et incamatus est de Spiritu Sancto ex Maria Virgine: et homo factus est.

Crucifixus etiam pro nobis: sub Pontio Pilato passus et sepultus est.

Et ressurrexit tertia die, secundum Scripturas. Et ascendit in caelum: sedet ad dexteram Patris. Et iterum venturas est cum gloria judicare vivos et mortuos: cujus regni non erit nnis.

Et in Spiritum Sanctum, Dominum et vivificantem. Qui ex Patre FUioque procedit.

Qui cum Patre et Filio simul adoratur et conglorificatur. Qui locutus est per Prophetas.

Et unam, sanctam, catholicam et apostolicam Ecclesiam. Confiteor unum baptisma in remissionem peccatorum. Et expecto ressurrectionem mortuorum.

Et vitam venturi saeculi.

Amen.


V/ Rogai por nós, Santa Leocádia,

R/ Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Senhor, que glorificastes Santa Leocádia com a dupla coroa da virgindade e do martírio, concedei-nos a graça de vencermos corajosamente todo o mal, para chegarmos à glória do Céu. Por Nosso Senhor ...

Sem comentários:

Enviar um comentário