sexta-feira, 29 de março de 2013

O Bife de Cardielos só para 500 homens e para os do Refeitório Social no Centro de Nª Sª de Fánima, Sábado Santo ao meio-dia


Os de Cardielos, este ano, querem que os do Refeitório Social do nosso Centro

Sociais Paroquial de Nª Sª de Fátima à mesma hora tenham um almoço igual e oferecem os bifes para todos.

Louvável iniciativa…Parabéns…

Será no Sábado Santo ao meio dia.

 

Páscoa: "Bife" pascal senta 500 homens à volta da mesa em Cardielos e Santa Marta de Portuzelo

Viana do Castelo, 20 Mar (Lusa) - Quinhentos homens sentam-se sábado à mesa, em Cardielos e Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, para comer o "Bife da Páscoa", cumprindo um ritual iniciado há meio século e onde as mulheres não são admitidas.

Lusa

10:57 Quinta feira, 20 de março de 2008

  

Lusa) - Quinhentos homens sentam-se sábado à mesa, em Cardielos e Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, para comer o "Bife da Páscoa", cumprindo um ritual iniciado há meio século e onde as mulheres não são admitidas.

"Aqui, de facto, mulher só entra para cozinhar ou para servir à mesa", refere Manuel Correia, um dos actuais responsáveis pela organização do "Bife" de Cardielos.

Correia recordou que, na edição de 2006, foi feita uma votação, pelo método de "braço no ar", para que a maioria decidisse se a tradição se deveria abrir, ou não, às bocas femininas.

O "não" mereceu 95 por cento dos votos e houve mesmo quem, no meio da confusão, acabasse por levantar os dois braços.

"Não fosse o diabo tecê-las e acabássemos por ter de levar com a presença das mulheres", sustentou Manuel Correia, para quem "foi tudo muito democrático".

Sábado, em Cardielos, em cima da mesa estarão 100 quilos de bife de boi, para alimentar igual número de convivas, o que, em média, dá um quilo de carne para cada um.

"Após um período de Quaresma com vários dias em que a Igreja proíbe expressamente, o consumo de carne, há que tirar a barriga de misérias", acrescenta.

Ali ao lado, em Santa Marta de Portuzelo outros 400 homens repetem ritual idêntico, tendo à sua espera 350 quilos de carne.

"A história do jejum quaresmal é apenas um bom pretexto para um grupo de amigos se sentar à mesa e passar uns bons momentos de convívio", explica Eugénio Cerqueira, da organização.

A tradição do "Bife da Páscoa" começou em Viana do Castelo, na lendária, mas já extinta, Pensão Restaurante Rio Lima, cujo proprietário, o mestre de cozinha Américo Correia, reunia um pequeno número de convivas para degustar a melhor carne dos talhos da cidade, exposta sexta-feira santa à porta dos estabelecimentos.

Em 1973, Américo Correia vendeu essa unidade hoteleira e instalou-se em Cardielos, sua terra natal, onde manteve a tradição, sempre com um número crescente de pessoas à mesa.

Actualmente, o "Bife da Páscoa", em Cardielos, é promovido pelos filhos de Américo Correia, entretanto falecido, realizando-se desde há meia de dúzia de anos na Casa dos Romeiros, no Monte de S. Silvestre.

VCP.

Sem comentários:

Enviar um comentário