sábado, 13 de julho de 2013

ALBERTO COUTO - 1986 e 2º edição em 1992



Alberto Joaquim Azevedo da Costa Couto nasceu a 1/7/1907, na Rua Bandeira, onde antigamente lhe chamavam Rua do Taco, na Casa dos «Tanásio: seus bisavós maternos, oriundos da família Parente, da Abelheira.

O seu avô, Joaquim Parente, dedicava-se ao comércio do sal, possuía armazém do sal, onde se localiza a casa do «Zé da Farmácia» (José Mendes Rodrigues Machado), no Bairro de S. Vicente (conjunto de habitantes da «Rua Taco» e do Lugar de S. Vicente).

Seu pai chamava-se João da Costa Couto e dedicou-se à venda do cimentc ferro, primeiramente com o sócio, Agostinho Pinto do Couto, e, depois, sózinho. mãe, de nome Ventura de Passos Azevedo Parente, era prima de João Alv Cerqueira, da Abelheira.

Estudou no Liceu Gonçalo Velho até ao 7e Ano, frequentou dois anos medicina, tendo abandonado por motivo de doença.

Empregou-se na Caixa Geral de Depósitos em 1929. Foi promovido a segun oficial, por isso, deslocou-se para Lisboa. Foi inspector dos Serviços e, por fi gerente na Filial de Coimbra, onde se reformou em 1974, por ter atingido a idade Alberto Couto, assim assinou os seus escritos, é aqui lembrado, durante anos que escreveu para a imprensa. Tudo começou por escrever para o «Notícias de Viana», «A Aurora do Lima», foi delegado do «Diário de Notícias» em Viana Sempre atento à vida vianense, amigo da sua terra, o que bem demonstrou textos da caixa alta, postais, artigos que ia escrevendo. Ainda até bem perto i fim de sua vida muitos abriam o «Notícias de Viana» sempre à procura, i novidade que a pena, o coração e a cabeça de Alberto Couto traziam ao público Por estas andanças da imprensa e como observador que foi, fez um trabalho investigação sobre Eça de Queirós, nas terras de Oliveira de Azeméis, tende publicado no «Diário Popular», trabalho este que depois refundiu e foi publicado Arquivo de Aveiro, do qual tirou uma separata.

Fundou o primeiro Clube Português em Oliveira de Azeméis, foi presidente i Associação de Futebol de Aveiro, participou na comissão de Festas de N. Si d’Agonia e na Comissão Toponímia da cidade de Viana. Foi campeão de charadismo.

Toda a gente conheceu Alberto Couto, ao menos pelos seus escritos, e aqui registou este facto, porque sendo ele da nossa terra, tendo ido residir no Porto continuava com o seu coração em Viana, fazendo-nos vastas visitas quando reformado e acabou por escolher Viana para acabar os restos dos seus dias. Junto à casa que o viu nascer, num apartamento, faleceu em 14 de Maio de 199 deixando viúva a D. Maria Delfina Rocha Páris Pinto e Vasconcelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário