terça-feira, 9 de julho de 2013

OS PESCADORES DO RIO, NA BANDEIRA - 1986


Longa tradição, no Bairro da Bandeira, tem os seus pescadores. Hoje, u número irrisório, são apenas meia dúzia, entre eles, o Sr. Antônio André Correia ( Sousa, seu irmão José de Sousa (os Fonas), o Sebastião da Conceição Oliveira seu irmão José Oliveira (os Ferreirinhas).
Nascidos, os primeiros, na Rua da Bandeira, filhos de pescadores e  segundos, nascidos na Papanata, filhos de pescadores, sempre se dedicaram pesca do rio, em barco aberto, noutros tempos, puxado à vara, à vela e, hoje, motor.
Pescam toda a sorte de peixe, desde o mujo e chaliço à solha, linguado, enguia, lampreia, sável e salmão.
Hoje, tudo é escasso. As obras do porto, queixam-se os pescadores, acabara com o peixe. Há que contentar com as solhas e, na época da lampreia, ainda aparece alguma coisa; de resto, é raríssimo aparecer o salmão e o linguado Antigamente, pescava-se à barga. Hoje, usam-se outros processos.
 



 

 
 

 


 
Há três turnos de pesca de 28 homens cada, juntam-se os pescadores da Bandeira, Darque, Cais Novo, Meadela e Santa Marta e a cada turno cabem dois dias. Pesca-se a solha com rede tipo saco de malha 7 cm, a lampreia com rede  lampreeira, só dum pano, duas cordas, com 6,5 cm de malha, 80 malhas de altura e mais de 400 malhas de comprido, o sável, com rede saval, 40 malhas de altura e 28/29 braças, em pano, de comprido, e de malha 13 cm; o mujo, com rede de 35-40 mm de malha, a que chamam a rede sardinheira, com 10-12 braças de comprido e 80-90 malhas de altura, a enguia, pescada à minhocada ou com botelhões, isto é, botelha que se apanha no rio ou nos penedos da praia e é da família do sargaço; com a rede da solha apanha-se o linguado e com a rede lampreeira apanham-se o salmão e o sável.
Também se usa a fisga, de sol a sol; é livre no turno, mas proibida de noite.
Muito é preciso trabalhar para fazer face às despesas, o barco custa 80.000$00, o motor, sendo razoável, 90.000$00, e cada rede cerca de 15.000$00; por isso, o peixe também não pode ser barato e, muitos dias são perdidos, devido ao tempo, que não permite a faina.
A arte é dura, não rende todos os dias e daí procurar-se outro ofício, em terra, para melhor rendimento. Assim se vai acabando a tradição dos pescadores, no rio, do Bairro da Bandeira. Dos três turnos assinalados, só 15 homens, ao todo, vivem exclusivamente da pesca.
 
 

 
 
 
 

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário