sábado, 13 de julho de 2013

Os nossos Avós - “Enquanto cristãos, temos como avós os que nos precederam na fé.”


Texto: Helena Santo

Docente

“Enquanto cristãos, temos como avós os que nos precederam na fé.”

Quantas vezes para nos referirmos a anos longínquos ou aos nossos antecessores, usamos a expressão “no tempo dos nossos avós”? Vem isto a propósito de, em julho, se assinalar o Dia dos Avós.

Os da nossa era são avós físicos, reais, tangíveis e que agora, por força das circunstâncias, vão inter­pretando mais tarefas nas famílias da nossa sociedade.

Atualmente há avós de várias ida­des. Alguns até ainda naquilo que se cpnvencionou chamar “meia idade”. E há avós que vão mesmo substituindo os pais, em algumas ocasiões. E há avós que vão sendo o sustento dos netos e dos filhos. E há avós que vivem sós por vontade própria. E há avós que sobrevivem na solidão. E há avós...

E há também os avós na fé. Enquanto cristãos, temos como avós os que nos precederam na fé. E são tantos homens e mulheres que ao longo dos séculos creram em Jesus Cristo, nosso Salvador!

             *

E foram esses avos que nos transmitiram a fé, concretizada na Palavra de Deus e na Igreja instituída por Cristo, tal como hoje, os avós físicos, reais, tan­gíveis transmitem a mesma fé aos seus netos com as primeiras orações.

Mas será que faz sentido festejar o Dia dos Avós? Ou será mais uma fórmula comercial? Se o papel que os avós desempenham nas famílias é cada vez mais importante, esta é uma forma singela de agradecer o apoio e dedicação dáqueles à famí­lia e mostrar o quanto são impor­tantes para os seus familiares. O dia 26 de julho é data para a cele­bração do Dia dos Avós, por este ser o dia de Santa Ana e São Joa­quim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. •
Texto escrito ao abrig

Sem comentários:

Enviar um comentário