terça-feira, 9 de julho de 2013

ANTÓNIO LIMA - Chocolates de Viana -1986

 


Antônio José Rodrigues Lima, assim é o seu nome, nasceu no lugar da abelheira a 10/1/1884, filho de João José Rodrigues Lima, grande lavrador do lugar Ia Abelheira, e de Maria Afonso Felgueiras, de Perre.
Muito cedo, como filho de lavrador, a vida do campo foi-lhe familiar e dura para qual não se sentia especialmente vocacionado. Assim pretendeu fazer voos, outro sentido, o que fez com a ajuda de um amigo, com quem se abriu, Dr. Elias Vieira de Araújo, para quem trabalhava na sua quinta da Abelheira. E partiu. Partiu ara a Galiza, onde se lançou a um novo trabalho à procura de maior rendimento económico, partindo pedra.
Aconteceu, porém, que não tendo ainda atingido os seus objectivos, descobre emprego numa fábrica de chocolates, em Vigo. Aí se evidenciou com potencialidades de trabalho tais que logo os seus patrões lhe confiaram muito e ara lá levou mais um amigo da sua terra e da sua confiança, o João Felgueiras, também da Abelheira.
Como começassem a surgir outras aspirações, isto é, fixar-se em Viana, onde viria a casar, decidiu com o seu conterrâneo fundar uma fábrica de chocolates, o que aconteceu em 1914 e cuja escritura foi feita em 20/4/1921, denominada
«Felgueiras & Lima».
Com muito custo e sacrifício, se lançaram no novo empreendimento, mas venceram. Conseguiram conquistar os mercados nacional e internacional e os chocolates vianenses criaram nome e deram também nome à cidade.
Era Antônio Lima um amigo da terra, impulsionador de obras na nossa cidade, como a construção da Praça de Touros, amigo dos pobres, etc.
Casou em primeiras núpcias, em 1919, com Maria Esteves Morais, da Abelheira, e filha de José Afonso Carvalhido e de Maria Esteves de Morais. Deste casamento houve quatro filhos: João, Antônio, José e Maria.
Em segundas núpcias, casou com Antónia de Barros Lopes, de Monserrate, mas não houve filhos.
Hoje são sócios da fábrica os três filhos: Maria Esteves Rodrigues Lima, Antônio Esteves Rodrigues Lima e José Morais Rodrigues Lima. Entre operários e empregados administrativos, dá trabalho a cerca de 100 pessoas.
A sociedade com o Sr. João Felgueiras, também natural da Abelheira, tinha-se dissolvido por mútuo acordo e, por conveniência mútua, em 16/8/1939, pois apenas constou da divisão de partes; o Sr. Lima ficava com a fábrica de chocolate, enquanto o Sr. Filgueiras com a fábrica das massas alimentícias que, tinham agregado.
Trabalhando o Sr. Antônio Lima até à morte, mesmo depois de ter vendido a fábrica a seus filhos, que se constituíram em sociedade, faleceu aos 18 dias do mês de Agosto de 1961, na altura das festas da Senhora da Agonia.
O Sr. Antônio Lima nasceu na casa de seus pais, cujo portal, assinala a data de 1790.
A casa ainda é conhecida hoje por casa dos «Vendeiros», sem se saber quem tenha sido vendeiro e é pertença de um seu sobrinho, João de Lima Gonçalves, nascido a 16/1/1928, continuador da casa de lavoura de seus antepassados.

Sem comentários:

Enviar um comentário