quinta-feira, 11 de julho de 2013

O MESTRE BRAGA E A ESGRIMA EM VIANA * 1986


O MESTRE BRAGA E A ESGRIMA EM VIANA

Viana teve sempre tradições no desporto de esgrima. Há algumas dezenas < anos, existia o Centro de Esgrima da Mocidade Portuguesa. Muitos rapazes passaram pela esgrima e levaram o nome de Viana a muitos lados e participações de campeonatos que, muitas vezes, venceram.

Ainda hoje, o Sport Club Vianense está inscrito na Federação Portuguesa de Esgrima, com a indicação de ser uma das primeiras colectividades portuguesas inscritas na modalidade de esgrima.

Com a revolução de Abril, foi suspenso o Centro de Esgrima e retomado e 1975 sob a égide de D.G.D.

Luís dos Santos Braga veio ao Mundo em 30/9/1918, na freguesia c Monserrate, filho de Luís Miguel Couto Braga e de Teresa Maria Sobral Torre Reside na Rua da Bandeira, junto a S. Vicente, e conta hoje uma idade razoável sobre um corpo muito leve e ágil. O Sr. Luís Braga começou a praticar esgrima r Colégio Militar, em 1930 ou 1934. Tanto se apaixonou por aquele desporto que nunca mais o deixou, tendo sido várias vezes vencedor de provas nacionais c Colégio Militar, onde esteve até 1938, altura em que foi para a tropa, promovido oficial e mobilizado durante seis anos, permanecendo quatro anos nos Açores.

Regressou a Viana, onde tomou conta do Centro de Esgrima de Viana. Feitas várias equipas, que disputaram campeonatos nacionais pela Mocidade Português de Viana, na altura.

Após a revolução de Abril, Braga retomou a Escola de Esgrima e, em 1971 aparecem pela primeira vez as raparigas de Viana a ganharem provas femininas

Sem comentários:

Enviar um comentário