quinta-feira, 11 de julho de 2013

SERRAÇÃO DA VELHA NA ABELHEIRA -1986


SERRAÇÃO DA VELHA

Exactamente, na quarta-feira a meio da Quaresma, como ainda se faz em muitos lados, antigamente, realizava-se também no lugar da Abelheira, a «Serração da Velha».

A mocidade delirava e levava a bandeira à procura dos rec-rec (réus-réus), serrotes e latões para fazer o barulho da serração. Também se faziam os copos e se iluminavam com velas para em cortejo ir às casas das velhas cantar: «Isso, isso, seja nova, seja velha, / Ninguém tem nada com isso; / Saia a velha cá fora / Que vai ser serrada agora. Ou: Isso, isso seja nova, seja velha, / Ninguém tem nada com isso; / Saia a velha cá fora / Que vai p’ra dentro do cortiço». E começava o pranto. Se havia velhas que gostavam muito da festa, como a conceição Gaivoto e a Ana, outras levav estão para orgulho da nossa cidade e até do País.

A este Homem cujo merecimento, tão justamente reconhecido, lhe valeu a Ordem do Mérito Industrial, por muitos considerado como um dos maiores vianenses da época, mas a quem VIANA ainda não prestou a homenagem que indubitavelmente merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário