segunda-feira, 22 de julho de 2013

Batismos na Vigília Pascal


Batismos na Vigília Pascal

O site Catéchèse & Catèchuménant da Conferência dos Bispos da França (catechese.catholique.fr) anunciou que foram 4.939 os jovens e adultos que receberam este ano o Batismo no país durante a Vigília Pascal, incluindo os 256 que o receberam nos departamentos franceses de ultramar. Muitos desses catecúmenos receberam também o Sacramento da Confirmação e da Eucaristia. O número de catecúmenos tem aumentado consideravelmente na França desde 2010, sobretudo na faixa dos 18 aos 20 anos de idade. Eles provêm de todas as classes sociais, com maior representação de trabalha­dores manuais, pessoal de serviço e funcionários públicos.

Na arquidiocese de Dakar, Senegal, houve também numerosos Batismos durante a Vigília Pascal. Um total de 1.804 crianças, adolescentes e adultos receberam esse Sacramento durante as celebrações, sendo que a grande maioria deles, 86,7%, eram adultos provenientes dos meios rurais. Em sete pa­róquias foram mais de 100 os catecúmenos que receberam o Sacramento. Nessas cifras não estão incluídos os recém-nascidos que, segundo um antigo costume da arquidiocese, são também bati­zados no domingo de Páscoa. Está previsto que o Sacramento da Confirmação seja ministrado para esses Catecúmenos no domingo de Pentecostes na catedral Notre-Dame des Victoires, pelo Arcebispo, Cardeal Théodore Adrien Sarr, o qual delega a seus presbíteros a administração do Sacramento nas zonas rurais.

Já no Nepal, 20 catecúmenos receberam o Sacramento do Batismo na noite de Páscoa nas diversas paróquias do país. Vários deles foram atraídos pelas atividades caritativas e educativas desenvolvidas pela Igreja Católica. O período de catequese durou dois anos. A Igreja no Nepal tem crescido pau­latinamente desde 2006, quando os cristãos representavam 0,5% da população do país. Em 2011 já eram 11,5%. O catequista da diocese de Kathmandu, Bhim Rai informa que entre 30 a 40 adultos são batizados por ano.

Em Hong Kong, o Cardeal John Tong mostrou sua grande alegria pelo facto de mais de 3.500 adultos terem recebido o Sacramento do Batismo naquela diocese, após um período de formação de 18 me­ses. Visando incentivá-los para o apostolado, o Cardeal convidou aos novos batizados a compartilhar a fé “não somente com quem não são ainda crentes, mas também ajudar os batizados que abandona­ram a prática da fé a retornar à Igreja e voltar a acender o fogo nos seus corações”.

In Arautos do Evangelho, Maio de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário