quinta-feira, 11 de julho de 2013

ENGENHEIRO JOÃO VALENÇA - 1986



Aqui viveu, na Rua da Bandeira, desta paróquia, o Eng.2 Agrônomo João Oliveira Valença, filho de Manuel Passos Oliveira Valença e de Rosa da Guia Oliveira Valença, nascido em Lisboa, na freguesia do Coração de Jesus, a 23 de Maio de 1896. Tirou o curso de engenheiro agrônomo, tendo sido distinguido com o prémio «Saraiva de Carvalho», atribuído ao melhor aluno de Patologia Vegetal.

Concorreu a uma vaga de professor na Escola Nacional de Agricultura, hoje Escola de Regentes Agrícolas de Coimbra, tendo sido admitido em 5 de Junho de 1920, lugar que ocupou até à aposentação. Foi professor técnico e, a partir de 3 de dezembro de 1931, exerceu as funções de professor-secretário. Fez a parte de

reformado no posto de Capitão, depois de regressar de França, onde esteve como combatente. Fez o curso de Teologia, no Seminário Conciliar de Braga, sendo ordenado de presbítero, a 29/6/1919. Cantou a primeira missa a 13/7/1919. Foi perfeito do Seminário de Braga até 1922 e pároco das freguesias de Vilar de Murteda e Meixedo até 1925; pároco de Santa Maria Maior, desde 28 / 3 / 1925, Cônego a 11/7/1944 e prelado doméstico em 24/8/1949. Foi ainda professor do Liceu de Viana durante 6 anos e arcipreste de Viana.

Já Monsenhor Corucho dizia que teria de ser criada uma nova paróquia e assim foi. Daí, Monsenhor Corucho formar o Centro de Catequese na igreja das Carmelitas. Eram catequistas as senhoras D. Ângela Vaz (organista), D. Elvira Botelho, D. Henriqueta Machado.

Esta pequena comunidade que começava aqui a nascer, prestou uma homenagem, no dia 16 de Abril de 1950, dia do seu aniversário, a Monsenhor Corucho, para a qual convidaram as autoridades, fizeram um tapete em flores, queimaram muito fogo na chegada do homenageado, cantaram «a Missa dos Anjos» e, no fim, foram distribuídas roupas a crianças pobres e servido um almoço, no refeitório do Asilo.
Na Missa, as crianças deste Centro de Catequese, fizeram a Primeira Comunhão, assim como um grupo de homens da Bandeira, que tinham sido previamente preparados pelos Sr. Domingos dos Santos Machado.

Sem comentários:

Enviar um comentário