sábado, 13 de julho de 2013

O SR. JOAO ALVES CERQUEIRA - UM DOS MAIORES BENFEITORES DO


O SR. JOAO ALVES CERQUEIRA - UM DOS MAIORES BENFEITORES DO
 
TEMPLO MONUMENTO

DE SANTA LUZIA

Porque o Sr. João Alves Cerqueira, além de bairrista cem por cento, era um ferveroso devoto do Sagrado Coração de Jesus, foi, desde quase o início da construção do Templo Monumento, um dos maiores dedicados propagandistas e um dos maiores benfeitores.

Durante décadas pagou do seu bolso muitas das pedras trabalhadas do sumptuoso Santuário, que é o orgulho - santa orgulho! - dos vianenses.

Foi o 12 Secretário da Comissão Administrativa daquele Templo, fundado em Outubro de 1925.

E fez parte da Mesa da Confraria de Santa Luzia, a partir de Março de 1957, como Vice-presidente, por recusar o cargo de Presidente.

Devido aos seus múltiplos trabalhos, deixaria o cargo anos mais tarde, sendo substituído por seu cunhado, o Sr. Dr. Tiago Delgado.

O Snr. João Alves Cerqueira, dotado do entusiasmo e forte determinação que lhe eram peculiares, impulsionou a Obra da construção, animando os demais membros da Comissão Administrativa e, depois, da Mesa da Confraria, nos momentos mais difíceis, que muitos foram, ou seja, nas ocasiões em que os encargos aumentavam e as receitas eram insuficientes.

Além dos donativos concedidos pela sua Casa Comercial como também pela Empresa de Pesca de Viana, obteve muitos outros dos seus numerosos amigos.

Sempre que era preciso pagar as férias aos cerca de 30 operários canteiros que trabalhavam no Santuário, e o Tesoureiro, o Sr. Agostinho Couto, não tinha o numerário necessário, recorria ao Sr. Cerqueira que, ou concedia empréstimos, ou os avalizava nos Bancos.

E houve, até, um largo período de tempo em que uma equipa de 5 canteiros foram pagos exclusivamente, durante meses seguidos, pela bolsa generosa do inesquecível Vianense e Benfeitor!

A perpetuar esta generosidade do Sr. João Alves Cerqueira, existe no Templo Monumento uma obra de arte oferecida por ele: o belo Sacrário, todo de prata maciça cinzelada, por um artista especializado de Gondomar que, um dia, declarou à Televisão considerar tal Sacrário como a sua obra-prima de toda a sua actividade

de cinzelador durante cinqüenta anos.

Sempre que fazia mister iniciar uma nova fase ou terminar, mais depressa, ui outra, como sucedeu com a construção de cada torre, de cada rosácea, abóbada interior ou do zimbório, como para adquirir algo que viesse valoriza apetrechar o Santuário - Carrilhão, Orgão electro-estático, altares, Imagens, etc. Sr. João Alves Cerqueira o primeiro a subscrever-se com um donativo substancia a afoitar os Mesários «para andarem para a frente» que ele «responsabilizava- por tudo que viesse a suceder!...» A sua confiança sem limites não recuava diai fosse do que fosse!

Por isso, muito justamente, a Mesa de Confraria deliberou, certo dia, descer na Galeria dos Benfeitores o seu retrato, mas isto guardando-se o maior sigi pois... esse retrato pintado a óleo pelo saudoso Mestre Carolino Ramos, tem p fundo precisamente o monte de Santa Luzia coroado pelo Templo Monumen sabendo o inesquecível e grande artista vianense estampar na fisionomia retratado toda a energia inquebrantável que era predicado invulgar do grande Benfeitor e Homenageado.

João Alves Cerqueira não ficou por aqui; também em todos os empreendimentos levados a efeito para melhoramento da capela de N.a S.â das Necessidades e pé a sua festa, foi sempre o número um.


Cozinha da que foi casa de lavoura dos herdeiros de João Alves Cerqueira


 

 

am muito a mal e, às vezes, vingavam-se com uma penicada.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário