quinta-feira, 11 de julho de 2013

GASPAR DE SOUSA E A ESCOLA DESPORTIVA DE VIANA - 1986


GASPAR DE SOUSA E A ESCOLA DESPORTIVA DE VIANA

A Escola Desportiva de Viana, fundada em 12/8/1976 pelo Eng.2 Vale Rego (morador na Estrada da Abelheira), Fortunato Coimbra, José Pedro e Marília Castro, entre outros; tem por fim a promoção cultural desportiva e recreativa dos seus associados e das crianças residentes no concelho de Viana.

Os objectivos a que se propõe, sobretudo, nas modalidades de natação e do hóquei têm sido atingidos e, por isso, tem esta Escola honrado a cidade, a nível nacional e internacional, porque muitos dos seus alunos foram já campeões regionais e nacionais. Um atleta de natação foi seleccionado para provas internacionais; um atleta com vários títulos nacionais, foi representar Portugal à Suiça. Entre os vários campeões de natação contam-se: Luís Carneira (Bairro Jardim), Nuno Cadilha (Rua Guerra Junqueira), Nuno Marinha (Bairro Jardim), Nuno Lajoso (Bairro Jardim), Nuno Pena (Rua José Espregueira), Jorge Sousa (Estrada da Abelheira), Luís Bastos (Rua Padre Américo), José Couteiro (Urbanização Capitães de Abril), Fernando Mota (Urbanização Capitães de Abril), Rui Silva e Antônio Silva (Rua Dr. Tiago de Almeida), Pedro Moreira, Ricardo Rodrigues, Rui Vieira, Paula Vieira (Bairro Jardim), lolanda Carvalho (Estrada da Abelheira), Maria José e Maria do Rosário Sá, Eduardo Viana, Alexandra Silva (Urbanização Capitães de Abril), Sílvia Castro (Bairro Jardim), Helena Oliveira (Rua da Bandeira), Cláudia Martins, Sofia Vieito, Carla Devesa, Susana Pinto (Urbanização Capitães de Abril), Teresa Sónia, Cláudia Sousa e Paula Gonçalves (Urbanização Capitães de Abril).

É bem merecedora do carinho de todos os vianenses, especialmente dos responsáveis pelo destino desta terra.

Ora, a esta Escola tem dado o melhor de si Gaspar Alves Ferreira de Sousa, de 61 anos de idade, natural de Arcozelo, Ponte de Lima, trabalhador da Caixa Regional de Abono de Família, em tempos e, há muitos anos, do Sindicato de Construção Civil, casado com a D. Maria Alcina Carneira de Sousa, funcionária pública, e residente no Bairro do Jardim, depois de ter residido na Rua da Bandeira e no Bairro da Previdência.

Em 1980, começa a presidir a Assembleia Geral da Escola Desportiva e veio a presidir, depois, à Direcção, tendo deixado por motivos de saúde, ao expirar o mandato.

Quando tomou conta da Direcção, a Escola tinha apenas 212 praticantes e, agora, pela acção e dos seus mais direitos colaboradores, atingiu os 1020 alunos.

Quem conhece Gaspar de Sousa só não ficaria admirado, se não tivesse sofrido grande desenvolvimento durante o seu mandato, pois trata-se de um homem que se entrega às causas pelas quais se apaixona, de tal modo que os efeitos estão logo à vista.

Após a sua retirada para descanso e tratamento adequado aos seus problemas de saúde, a Escola prestou, muito justamente, uma homenagem, tendo, < solidariedade com os seus colegas Franklim Sousa, José Pedro, Fernando Soi e José Vieira, sido atribuído um diploma de mérito e uma medalha comemorativa do 10.2 ano de fundação da Escola a todos.

É preocupação desta Escola duma nova piscina, mais um parque desportivo naturalmente, não faltará ainda Gaspar de Sousa a usar da sua influência para q se chegue a concluir esta tão justa pretensão.

Gaspar de Sousa continua nesta data na qualidade de Presidente Assembleia Geral da Escola, exerceu ainda responsabilidades como memória Sta. Casa da Misericórdia de Viana nos lares de idosos. É também membro d órgãos sociais do Centro Paroquial de N. Sra. de Fátima. A Câmara Municipal Viana do Castelo, em 04 de Janeiro de 1997, prestou-lhe justa homenagem atribuindo-lhe o título de Cidadão de Mérito pelos serviços prestados à formação cívica e desportiva dos jovens vianenses.

Sem comentários:

Enviar um comentário