quarta-feira, 3 de julho de 2013

RECORDAÇÕES DAS GENTES DA ABELHEIRA



Antônio Meira (falecido em 1992,Antonio Rodrigues Meira com 85 banos)

      Aqui vou recordar alguns nomes e apelidos que conheci aí com seis sete anos de

Idade, por 1913.

O Convento de S. Francisco, nessa época, tinha um caseiro de Vila Meã e tinha em muito bom estado de conservação parte do Convento.

Eu ia todos os dias de manhã e à tarde buscar o leite para a Sra. D. Emília Feijó, mãe do Sr. Salvato e Dr. Ruy.

O Convento era pertença da Sra. D. Luisinha de Távora (Condes da Carreira). Ora, como atravessava o maior caminho da Abelheira, daí o meu conhecimento, além de também passar os meus tempos livres no aterro onde hoje está o restaurante Náutico que era aí que os carreteiros faziam o seu descanso para o almoço e dar de comer  bois. Ai que almoço!... Alguns era num alguidar de barro, outros em lindas bacias grande Batatas com couves e

sardinhas cozidas ou carne de porco com fartura. Comi; todos deitados de barriga para baixo com garfos de ferro!...Era bonito!...

Assim, eu vou citar alguns nomes e apelidos dos que conheci e oxalá não passe algum em falta: Félix Cunha, Arezes, Maduros, Cambões, Lopes, Paulos, Lapardões, Bate Malho, Vianas, Cabanelas, os Mimosos (Manuel do Russo e irmão João da Vendeiros Correias e Balinhas. Um Lopes, um Cabanelas e um Viana foram empregados Vacuum, distribuidora de petróleo, que existia ao fundo do aterro. Havia a fundição c Patos, do Nunes para o almoço e dar de comer aos bois. Havia a fundição dos Patos, Nunes Pais, a Fábrica de Serração do Rocha e depois a Vacuum.
Lá ao fundo, a caminho da Argoçosa, era o matadouro e a Empresa de Tanoarii Moagem.
Por aqui me fico.
 NOTA: Também devo dizer que dormi no Convento de S. Francisco 13 noites, em companhia de um primo da Sra.. D. Er Feijó, porque o caseiro de uma noite para o dia abandonou o lugar, abalando para Vila Meã. Esse Primo chamava-se Gong Montenegro, era dos “ Montenegro " que moravam frente à casa do Cambão, hoje dos Campainhas.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário