sexta-feira, 5 de julho de 2013

Política e economia no centro da Fé na Praça

Política e economia no centro da Fé na Praça


A iniciativa "Fé na Praça" lança, na segunda conferência de um ciclo que visa assinalar a vivência do Ano da Fé, na diocese de Viana do Castelo, o debate acerca da política e economia, tema mais candente depois das mais recente reviravoltas governativas nacionais.
Carvalho da Silva, hoje académico, ontem líder da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional, e Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas Nacional, vão apontar ideias das "bases religiososas para uma sociedade mais justa", numa conferência que tem o título genérico, mas simbólico, "A cidade de Deus e a cidade dos homens".
À semelhança da primeira conferência deste ciclo de iniciativas da Comissão Diocesana para a celebração do Ano da Fé, decorre no auditório "Prof. Lima da Carvalho", junto à Igreja de S. Domingos, no serviços centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Entretanto, inserida nestas iniciativas, está patente ao público, nos claustros do Convento de S. Domingos, a mostra de pintura "Esta é a nossa Fé". Os visitantes, entre as 10 e as 12h e entre as 15 e as 16h, podem apreciar um vasto conjunto de pinturas de Frei Luís de Osera que graficamente dão uma nova roupagem às verdades contidas no Credo, além de uma parte se dedicada ao Apóstola Paulo, numa celebração da sua incansável missão de levar aquelas verdades do Evangelho aos gentios.
A exposição termina na galeria dos Claustros, andar superior, com uma obra "enorme" de Ricardo Campos intitulada Apocalipse.
Foram, entretanto, apontadas outras personalidades que virão a Viana do Castelo, de políticos a homens da cultura, de diversas áreas, para a realização de um conjunto alargado de reflexões que levem a um diálogo da Fé com os outros sectores da vida e da "polis".
Para a altura das festas da cidade, a Romaria de Nossa Senhora da Agonia, fica a promessa de uma nova exposição, de outro folgo artístico e com uma participação mais variada de artistas e de suportes, dado que à pintura se junta a escultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário