sexta-feira, 5 de julho de 2013

Fé na Praça ----Política e economia no centro da Fé na Praça

Fé na Praça
 
"Fé na Praça” lan­ça, na segunda conferência de um ciclo que visa assinalar a vivência do Ano da Fé, na diocese de Viana do Castelo, o debate acerca da po­lítica e economia, tema mais candente depois das mais recentes re­viravoltas governativas nacionais.

Carvalho da Silva, hoje acadê­mico, ontem líder da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugue­ses - Intersindical Nacional, e Eugê­nio da Fonseca, presidente da Cáritas Nacional, vão apontar ideias das “bases religiosas para uma soci­edade mais justa”, numa conferên­cia que tem o título genérico, mas simbólico, “A cidade de Deus e a ci­dade dos homens”.

À semelhança da primeira con­ferência deste ciclo de iniciativas da Comissão Diocesana para a cele­bração do Ano da Fé, decorre no auditório “Prof. Lima da Carvalho”, junto à Igreja de S. Domingos, nos serviços centrais do Instituto Politéc­nico de Viana do Castelo.

Entretanto, inserida nestas ini­ciativas, está patente ao público, nos claustros do Convento de S. Domin­gos, a mostra de pintura “Esta é a nossa Fé”. Os visitantes, entre as 10 e as 12h e entre as 15 e as 16h, podem apreciar um vasto conjunto de pinturas de Frei Luís de Osera que graficamente dão uma nova rou­pagem às verdades contidas no Cre­do, além de uma parte ser dedicada ao Apóstolo Paulo, numa celebração da sua incansável missão de levar aquelas verdades do Evangelho aos gentios.

A exposição termina na galeria dos Claustros, andar superior, com uma obra “enorme” de Ricardo Cam­pos intitulada Apocalipse.

Foram, entretanto, apontadas outras personalidades que virão a Viana do Castelo, de políticos a ho­mens da cultura, de diversas áreas, para a realização de um conjunto alargado de reflexões que levem a um diálogo da Fé com os outros sectores da vida e da “polis”.

Para a altura das festas da ci­dade, a Romaria de Nossa Senhora da Agonia, fica a promessa de uma nova exposição, de outro folgo ar­tístico e com uma participação mais variada de artistas e de suportes, dado que à pintura se junta a escul­tura.  In Notícias de Viana

Sem comentários:

Enviar um comentário