sexta-feira, 5 de julho de 2013

Papa quer cristãos de acção e alegres



O Papa Francisco pediu que os cristãos sejam pesso­as de “acção”, com alegria, e alertou para a tentação de construir um Cristianismo sem Jesus.

“Há a tentação destes cristãos de palavra, de um Cris­tianismo sem Jesus, um Cristianismo sem Cristo; isso acon­teceu e acontece hoje na Igreja: ser cristão sem Cristo”, observou, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Segundo o Papa, há pessoas que “se mascaram de cristãos” e falham por serem excessivamente superficiais ou demasiado rígidas na sua vivência de fé, pedindo çwe os membros da comunidade católica sejam “cristãos^re ação, verdadeiramente”.

A homilia abordou, em seguida, a questão dos “cris­tãos de palavra”, que “gostam de palavras bonitas” ou que “olham para o chão”.

“Há esta tentação, hoje: cristãos superficiais, que acre­ditam em Deus, sim, em Cristo, mas de forma demasiado difusa: não é Jesus Cristo que dá o fundamento. São os gnósticos modernos”, advertiu, falando num Cristianismo “líquido”.

O Papa falou, por outro lado, os que “acreditam que a vida cristã se deve levar tão ao sério que acabam por con­fundir solidez, firmeza com rigidez”.

“Estes pensam que para ser cristão é preciso estar sempre de luto”, lamentou.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário