quarta-feira, 3 de julho de 2013

OS JESUÍTAS EM VIANA * O Apostolado de Oração foi fundado em Viana pelo Pe. Carlos Gouveia que mensalmente vinha de Braga a Viana orientar e dirigir



 
Celebra a Companhia de Jesus os 450 anos da sua fundação em Portugal.

Inácio de Loyola e seus companheiros fundaram em 1540 a Companhia de Jesus, em Roma, e, imediatamente, mandaram para Portugal alguns dos seus fundadores, como Francisco Xavier.

Oficialmente, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus é fundada em 1546.

Enviaram milhares de missionários para as várias colônias portuguesas.

Os 450 anos foram assinalados por várias perseguições, desde o Marquês de Pombal à República. Um regresso tolerável deu-se durante o governo miguelista, consolidando- se em 1858 para serem expulsos em 1910, vieram a instalar-se 20 anos mais tarde.

O Apostolado de Oração foi fundado em Viana pelo Pe. Carlos Gouveia que mensalmente vinha de Braga a Viana orientar e dirigir. Em 1892 sucedeu-lhe o Pe. Joaquim Dias Silvares e, em fins de Maio de 1894, foi realizada a peregrinação do

Apostolado a Braga com dois grupos fervorosos a trabalhar, um para cavalheiros e outn para senhoras.

Assim nasceu a ideia da fundação duma residência de Jesuítas em Viana, o qu< aconteceu em Março de 1898. Muito contribuíram então para a acção apostólica, Luí Campo Santo e Joaquim Dias Silvares, padres da residência de Braga, com o increment das Congregações marianas e a Viscondessa da Torre das Donas.

Em fins de Outubro de 1897 o Pe. Luís Campo Santo, superior da residência de Brag? foi para Lisboa como Provincial de Portugal. O sucessor deste, Pe. João Arraiano e o Pç César da Silva abriram a casa de Viana em 25 de Março de 1898, dependente de Brag nos primeiros anos, tornou-se independente em 1903. Numa casa de habitação cor capelinha adjacente conhecida pelo nome de “ Capela da Quinta dos Quesados pertença de D. Maria Emília do Rêgo Barreto de Barros Lima, a quem na escritura d compra ficou reservado o uso vitalício, vivendo os padres aí com o título de arrendatário:

Esta casa ficava na Rua da Bandeira, como já referi. A capela era muito pequenina os padres iam a S. Domingos ou à Matriz nas grandes celebrações. Como a zona ei muito pobre, ainda consta da tradição que os Jesuítas faziam distribuição de sopa ac pobres da rua ou do Bairro da Bandeira, que incluia a zona da Papanata.
In Cidade de Viana da minha autoria

Sem comentários:

Enviar um comentário