quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja- Bibliotecas-catalogação


PARTICIPE...


 



        Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

 


 
cesareia
INTRODUÇÃO À CATALOGAÇÃO DE LIVRO ANTIGO

Objectivos: 
Fornecer aos formandos as competências básicas para o conhecimento, valorização e divulgação das coleções bibliográficas das respetivas instituições. Dotar os participantes da capacidade de construirem catálogos e bases de dados segundo princípios normativos.

Destinatários: Responsáveis e técnicos de bibliotecas que pretendam adquirir ou atualizar conhecimentos de catalogação de Livro Antigo.



Adesão

O projeto Cesareia destina-se em exclusivo às bibliotecas eclesiais portuguesas, que demonstrem interesse em participar, independentemente do nível de desenvolvimento e organização de cada uma nesta área. Contando, entre os seus objectivos, a necessidade de otimização de recursos e a cooperação em rede das bibliotecas envolvidas - quer através da partilha de registos bibliográficos no catálogo coletivo online, quer na adopção de sistemas normalizados de classificação e catalogação - constituem condições necessárias à integração no projeto Cesareia os seguintes requisitos:
  • Tratar-se de uma biblioteca tutelada por uma instituição da Igreja Católica, nomeadamente, de dioceses, paróquias, seminários, estabelecimentos de ensino, ordens religiosas, entre outras;
  • Possuir um espaço físico destinado à arrumação e organização do espólio bibliográfico, independentemente deste ser acessível ao público, ou de acesso reservado;
  • Ter um sistema informático de gestão de bibliotecas em formato UNIMARC, compatível com as normas nacionais e internacionais de descrição bibliográfica; ou, caso não disponham de sistema informático, demonstrar interesse em aderir às condições de licenciamento contempladas, ao abrigo do projecto Cesareia;
  • Dispor de recursos humanos (no mínimo um técnico) com capacidade para organizar, catalogar e gerir os acervos bibliográficos.

O pedido de adesão ao Projeto Cesareia deve ser dirigido ao Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, pelo e-mail info@cesareia.pt Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , e ser acompanhado de informação referente aos elementos atrás mencionados (especificando o tipo de catálogo que possuem e, sendo o caso, o sistema informático utilizado), características gerais da biblioteca e estado atual de organização e conservação das coleções.

Formação

INTRODUÇÃO À CATALOGAÇÃO DO LIVRO ANTIGO


13 E 14 de NOVEMBRO DE 2012 | 10h - 17h
Biblioteca Universitária João Paulo II

FORMADORAS
Dra. Fernanda Maria Campos
Dra. Maria da Graça Pericão

APRESENTAÇÃO
A Introdução à Catalogação do Livro Antigo, organizada no âmbito do projeto Cesareia, está aberta à participação do público em geral, sendo, no entanto dada preferência às instituições aderentes.
Esta ação de formação visa dotar os formandos de competências básicas para conhecerem, valorizarem e divulgarem as coleções bibliográficas das respetivas instituições. Pretende-se através desta Introdução à Catalogação do Livro Antigo que, no final, os formandos possam construir os seus catálogos e bases de dados de acordo com princípios normativos e assim contribuírem para a qualidade e uniformização dos conteúdos no Portal Cesareia.

DESTINATÁRIOS
Responsáveis e técnicos de bibliotecas que pretendam adquirir ou atualizar conhecimentos de catalogação de Livro Antigo.

PREÇOS
Bibliotecas aderentes: 5 Euros
Público geral: 25 Euros

* A formação terá lugar no edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II, Universidade Católica Portuguesa, Palma de Cima, 1649-023 LISBOA.

Sem comentários:

Enviar um comentário