segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Padre Aviz de Brito - homenageado na paróquia da Silva- Barcelos


 
 
homenageado na paróquia
 
 
 da Silva
 


 


A Tertúlia Barcelense juntamente com a Junta de Freguesia de Silva e o Conselho Econômico e Pastoral da Igreja de Sil­va promoveram, no dia 20 de outubro, uma ho­menagem pública ao Pa­dre José Maria Aviz Pe­reira de Brito.



 
A iniciativa contou com a participação da Paró­quia, do Município de Bar­celos, associações e pes­soas de várias paróquias que conviveram com o antigo pároco e que o conheceram como sacer­dote e cidadão caçador. Na celebração eucarísti- ca de sufrágio e ação de graças ao Padre Alviz de Brito, que serviu em Sil­va durante cerca de qua­tro décadas, estiveram os sacerdotes representantes do Seminário de Silva e o Padre Alcino Pereira.


Na altura, o pároco Al­bino Faria disse que o pa­dre Aviz de Brito «viveu a fé e da fé em profunda caridade».

No final da missa, no au­ditório do Centro Social de Silva realizou-se uma ses­são solene, em que foram recordadas e elogiadas as qualidades do sacerdote, que teve um papel impor­tante na fundação e cresci­mento do Centro Social de Cultura e Recreio de Silva. Já núma fase mais avan­çada desta obra, ajudou a fundar uma biblioteca, ten­do oferecido vários livros. Encerrou a sessão o pre­sidente da Câmara Mu­nicipal de Barcelos, que não conheceu de perto o padre Brito, mas lembrou que em Barcelos era re­conhecido como um «sa­cerdote exemplar, um ho­mem bom que se dedicou aos pobres e que gostava da natureza».

Após a sessão solene, foi descerrada uma pla­ca toponímica com a de­signação “Praceta Padre Aviz de Brito” e um bus­to, situados junto à igreja paroquial.
 




O padre Aviz de Brito nasceu em Barcelos, em 20 de agosto de 1919 e faleceu, na mesma loca­lidade, em 19 de outubro de 2011. Foi ordenado sa­cerdote em 15 de agosto de 1943, na Sé de Braga. Paroquiou em São Julião do Calendário, Famalicão, entre 1943 e 1961, altura em que foi nomeado vi­gário coadjutor da Silva e, em 1962, pároco desta freguesia, onde permane­ceu até 1996. Exerceu ain­da as suas funções sacer­dotais na paróquia de Mi- dões, entre 1982 a 1986. Em 1997, passou a residir em Barcelos, e a partir de 29 de julho de 1999, pas­sou a exercer o cargo de Capelão da igreja da Santa Casa da Misericórdia.


P.S. - Era tio da Dra. Manuela Melo esposa do médico Dr. Miranda de Melo e tio do Dr. Miguel Melo, amigos e colaboradores na Paróquia de Nª Sª de ´Fátima - Viana do Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário