quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Deus existe?

Deus existe?
Nas páginas de apresentação deste seu novo livro, que tem a chancela da Editorial Presença, o Padre Carreira das Neves define-se como um crente, citan­do Descartes: 'Sou um ser finito capaz de pensar o infinito”. Demarca-se por outro lado de autores como Dürkheim, Weber ou Claude Lévy-Strauss, entre outros - sociólogo e antropólogos -que tinham uma perspectiva evolucionista das religiões. Ao contrário do que esses estudiosos pressupunham, as religiões não desapareceram sob a égide da razão quando as sociedades se tornaram mais desenvolvidas. Na realidade de um mundo agora globalizado e tecnologicamente avançado, são cada vez mais as múltiplas manifestões da vida religiosa, assistindo-se mesmo à revitali­zação de crenças consideradas primitivas, como o xamanismo, que integraram o movimento New age. Dotado de um raro sentido religioso e de um ecumenismo universal, aliados a uma sólida formação de teólogo e hermeneuta, o Padre Car­reira das Neves conduz o leitor ao longo da História numa apaixonante viagem por todas aquelas religiões que ainda hoje se mantêm vivas e actuantes, como o Hinduísmo e o Budismo, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, as igrejas Ortodoxas, o Protestantismo, o Catolicis­mo actual, os vários fundamentalismos, incluindo também os modernos movi­mentos inspirados na Bíblia. O resultado é esta obra magnífica e inovadora, capaz de aliciar um vasto público de crentes e não-crentes interessados em aprofundar o seu conhecimento sobre o patrimônio espiritual da humanidade.

Por outra parte, "Deus existe? - Uma Via­gem pelas Religiões" coloca-nos uma sé­rie de questões sobre as quais vale a pena reflectir. Entre elas está a circunstância de a Europa ter sido assolada, em boa parte do século passado, por duas ideologias dominantes: o nazismo e o comunismo internacional, ambas "absolutamente ateias". Ora, sem Deus, é possível colocar um fundamento humano e jurídico para uma ética e moral? E sem ética e sem moral, será possível viver em paz? A "resposta" que nos é dada neste livro do Padre Carreira das Neves é, obviamente, negativa - eos fundamentos que apresenta para alicerçar essa "resposta" obrigam-nos a pensar na nossa própria reali­dade (pessoal e social) e a retirarmos as nossas "conclusões"...

Afirma o autor que "Deus está bem vivo nas multiformes representações religiosas de hoje". E é precisamente deste assunto que trata o livro em análise, seguindo o método da história (isto é: o método descri­tivo). Nele são estudadas as religiões vivas, as históricas, sem qualquer preconceito sobre as mesmas - sem que, todavia, o autor deixe de ajuizar sobre as "Escrituras" fundadoras. E também acerca das religiões "arqueológicas" se debruça o Padre Carreira das Neves, designadamente sobre a sua situação histórica e ideo­lógica. No fundo, tudo para respondeu a uma pergunta nuclear: "Deus Existe"?

Na parte final do livro, o autor questiona-se sobre se é possível "profetizar" sobre o futuro das Religiões. E também aqui nos sugere uma série de "respostas" que, inclusivamente, não deixam de lado acontecimentos recentes (como a problemática da "partícula de Deus" do bosão de Higgs...). E termina afirmando: "A História tem sempre a última palavra e, em meu entender, não houve nem haverá His­tória sem Religião. Acredito que Deus existe". Esta é uma "conclusão" que se espera desde as primeiras páginas da obra. Contudo, a sua fundamentação, explanada ao longo de mais de quatro centenas de páginas, não deixa de nos interrogar interiormente - sejamos ou não sejamos crentes... Razão por que se trata de um livro que vale a pena ler e sobre o qual vale a pena (ainda mais) reflectir. I A. P.
Nota.O Padre Joaquim Carreira das Neves (na foto) é sacerdote franciscano, teólogo e professor de Teologia Bíblica. Doutorou-se em 1967 na Univer­sidade de Salamanca e foi docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa até 2005, ano em que se aposentou.
in Diário do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário