segunda-feira, 15 de outubro de 2012


COMUNICADO DE IMPRENSA | 15.10.2012

Iniciativa da Fundação AIS: apresentação do Relatório sobre a Liberdade Religiosa | 2012

Cristãos são, entre todas as confissões religiosas,
quem mais sofre discriminação e perseguição

 

De dois em dois anos, a Fundação AIS promove um relatório sobre a liberdade religiosa. A apresentação desse trabalho, que vai ocorrer na próxima terça-feira, dia 16 de Outubro, pelas 15h30, na livraria Férin, em Lisboa, contará com a presença do deputado Ribeiro e Castro.

O documento volta a destacar o facto de os Cristãos serem, entre todas as confissões religiosas no mundo, quem mais sofre violência, discriminação e perseguição.

Trata-se de um grande projecto de investigação a nível internacional, com o objectivo de se documentar a situação das minorias religiosas – não apenas as cristãs – em 196 países.

Da avaliação feita pelos especialistas da Fundação AIS, pode constatar-se que, hoje em dia, a situação é altamente problemática, especialmente nos países onde a Constituição remete para a existência de uma religião oficial que não dá espaço às outras crenças, como é o caso da Arábia Saudita, ou em Estados em que é possível expulsar legalmente pessoas de diferentes credos, como acontece, por exemplo, no Tajiquistão.

De destacar, também, a enorme pressão que é exercida sobre os não-muçulmanos nos países onde existe a Lei da Blasfémia. Isto é particularmente visível no Paquistão, mas tem vindo a ganhar força em países em que há uma crescente pressão oriunda de extremistas islâmicos como no Quénia, Mali, Nigéria ou Chade.

O relatório acentua também o facto de haver cada vez mais grupos laicistas que procuram impor as suas ideias em países europeus, assim como a introdução, em diversos estados na Índia, de leis que impedem a mudança de religião.

O relatório sobre Liberdade Religiosa é publicado nas línguas portuguesa, inglesa, francesa, italiana, alemã e espanhola.

Sem comentários:

Enviar um comentário