sexta-feira, 5 de julho de 2013

D. Pio Administrador Apostólico da Diocese do Porto


 
 
Porto


O Papa Francisco no­meou, o vianense, D. Pio Alves como administrador apostólico da Diocese do Porto, depois de D. Manuel Clemente ter cessado fun­ções para assumir o gover­no do Patriarcado de Lisboa.

“Por nomeação de sua santidade o Papa Francisco, a partir do dia 1 de Julho o senhor D. Pio Alves desem­penha as funções de admi­nistrador apostólico da Dio­cese do Porto até à desig­nação do novo bispo do Por­to”, anuncia um comunicado diocesano.

D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, de 68 anos, é um dos bispos auxiliares da diocese e foi nomeado para o cargo a 18 de Fevereiro de 2011, por Bento XVI; a ordenação epis­copal decorreu em Braga, a 10 de Abril do mesmo ano.

O responsável preside actualmente à Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais da Igreja.

O prelado é natural de Lanheses, em Viana do Cas­telo, onde nasceu a 20 de Abril de 1945; ordenado sa­cerdote em 1968, após ter freqüentado o Seminário de Braga, doutorou-se em Teo­logia Patrística, na Universi­dade de Navarra, onde ficou

como docente até 1983.

D. Pio Alves voltou a Braga, onde permaneceu no mundo acadêmico, primeiro no Instituto Superior de Teo­logia e, a partir de 1987, na Universidade Católica Portu­guesa, tendo sido director adjunto da Faculdade de Teologia, em Braga, vice-reitor e presidente da Comis­são Instaladora do Centro Regional (2007-2009).

Para além do trabalho acadêmico, D. Pio Alves li­derou o trabalho de conser­vação e restauro do patrimô­nio da Sé de Braga, onde dirigiu o Arquivo, a Bibliote­ca e o Tesouro-Museu.

Sem comentários:

Enviar um comentário