segunda-feira, 26 de novembro de 2012


A Macaca

 
A macaca, o jogo do pé-coxinho ou da semana, remonta ao tempo das nossas avós. Jogo tradicional da macaca pode ser jogado com apenas duas crianças, preferencialmente com idades superiores a 7 anos. Pode ser jogado ao ar livre, num jardim ou na praia ou num espaço interior.

 

Com um giz, ou um caco de telha, e uma patela para cada jogador.

 

Para iniciar este jogo tem de, em primeiro lugar, desenhar a macaca. Há diversas formas: mais simples e mais complicadas, maiores e mais pequenas.

 

Para jogar, a criança que pode jogar sozinha, atira a patela para a primeira casa e desloca-se até lá ao pé-coxinho apanhando a mesma e voltando para trás. Efetua o mesmo processo até chegar ao último patamar. Na casa 4 e 5 e 7 e 8 os pés devem ser colocados ao mesmo tempo. Ao chegar às últimas casas estava no “céu” e de costas voltadas para a macaca atirar a patela e vem em sentido contrário até chegar ao fim. Depois de saltar as últimas casas é necessário efetuar o percurso contrário.

 

Este é um excelente jogo de equipa, que permite trabalhar o conceito de esperar pela vez, de respeitar o tempo e as capacidades do outro, para além de trabalhar o equilíbrio e a motricidade. Permite também, ao mesmo tempo que se joga, cantar alguma música ou recitar uma lengalenga.

 
 

Pode ir até 6 jogadores. Mais, é muita confusão.

 

Esclarecendo melhor, a macaca é jogada assim: começa-se por lançar a patela para a casa 1. Depois, ao pé-coxinho, percorre-se as casas simples (2, 3 e 6); nas casas duplas (4, 5 e 7, 8) coloca-se, simultaneamente, os dois pés no chão, mas um em cada casa. No percurso de retorno, tem de se apanhar a patela sem pousar o pé na casa onde esta se encontra. Tem em atenção que se pisar as linhas da macaca ou a casa onde se encontra a patela, perde a jogada e tem de passar a vez a outra colega. Se fizer todo o percurso de forma correta, continua a jogar lançando a “patela” para as casas seguintes pela ordem crescente.

 

 

Quem está a jogar ao pé-coxinho pode dizer uma lengalenga como:

“1, 2, 3   /   1, 2, 3   /   Acerta o passo Inês   /   Damos meia volta   /   Damos outra vez   /   Damos outra vez   /   Ó menina Carlota   /   1, 2, 3   /   Damos todos meia volta”

************************************************************

“A chover   /   A chover   /   A trovejar   /   E as bruxas   /   A dançar   /   A chover   /   A fazer sol   /   As bruxas   /   A comer pão mole”

************************************************************

“Chica larica   /   Chica larica   /   De perna alçada   /    Comeu uma galinha   /   Na semana passada   /   Se mais houvesse   /   Mais comia   /   Adeus senhor padre   /   Até outro dia”

************************************************************

“Dedo mindinho   /   Dedo mindinho   /   Seu vizinho   /   Pai de todos   /    Fura bolos  /   Mata piolhos”

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário